fbpx
Os principais fertilizantes usados no Brasil

Os principais fertilizantes usados no Brasil

Agronegócio no Brasil 17 de mar de 2022
Carolina
Postado por: Carolina Andrade

Recentemente postamos uma matéria sobre os conflitos internacionais e a possível falta de fertilizantes ao redor do mundo, explicando o porquê dos conflitos entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos afetarem esse abastecimento.

Na matéria de hoje, vamos destacar quais são os principais fertilizantes usados no Brasil, e o motivo pelo qual é tão importante ficar atento as mudanças econômicas internacionais. 

Para ler a matéria completa sobre os conflitos internacionais e a falta de fertilizantes acesse aqui.

O que são fertilizantes?

Os fertilizantes são considerados elementos indispensáveis para a agricultura de maneira geral, isto porque são responsáveis por melhorar a saúde do solo, e consequentemente da plantação. 

Eles podem ser encontrados em diferentes formas sendo granulado, sólido, líquido ou em pó, e são aplicados de diferentes formas, como através de irrigação ou pulverização.  

Todo fertilizantes é composto por macronutrientes, que fazem parte da estrutura do vegetal, e de micronutrientes, que tem função reguladora. 

Esses são dois grupos de compostos são indispensáveis para o desenvolvimento saudável de uma planta. Mas o que eles são?

Macronutrientes – Cálcio, Enxofre, Fósforo, Magnésio, Potássio e Nitrogênio. 

Micronutrientes – Boro, Cloro, Cobalto, Cobre, Ferro, Manganês, Molibdênio, Níquel e Zinco.

Cada um tem uma função especifica em uma planta. Por exemplo, sem o ferro, uma fotossíntese por ser comprometida, e com a deficiência de cobre, a produção de enzimas e proteínas também é afetada.

Os fertilizantes podem ser divididos da seguinte forma:

  • Minerais – Extraídos de solo ou minas e subdivididos em fosfatados, nitrogenados e potássicos. 
  • Orgânicos – Produzidos com matéria prima de origem animal ou vegetal. Podem ser de esterco, resto de frutas e verduras e outros resíduos.

Quais são os principais fertilizantes usados no Brasil?

No Brasil, todos os fertilizantes acima são utilizados. O que muda é a especificidade que cada cultura de planta exige no cuidado, ou então a saúde do solo de cada região do Brasil.

O cerrado brasileiro, por exemplo, nem sempre foi apto para o plantio, que hoje depende de fertilizantes para manter a saúde do solo.

Segundo a Embrapa, a soja, o milho e a cana-de-açúcar absorvem mais de 90% de todo o fertilizante importado ou produzido no país. 

Em 2019, os fertilizantes chamado de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) totalizaram uma venda de 36,2 milhões de toneladas usadas na produção agrícola brasileira.

A importância dos fertilizantes para o Brasil

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de maiores produtores de grãos do mundo, segundo a Embrapa, tendo a agricultura como a principal economia desde os primórdios. 

Para se ter uma ideia da dimensão da agricultura no país, no total são 5 milhões de produtores rurais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente em 2020, o PIB do agronegócio brasileiro fechou entorno de 27%, somando todos os bens e serviços gerados, segundo a CNA

Não apenas limitado a agricultura de subsistência, a produção também é voltada para a agricultura comercial, gerando diversos produtos que variam desde o alimento “puro”, até derivados que ocupam a prateleira dos supermercados brasileiros. 

Se você não sabe quais são os diferentes tipos de agricultura, acesse nossa matéria sobre isso clicando aqui

Com a falta de fertilizantes, uma produção pode ter grandes impactos devido a falta de nutrientes e um solo adequado para se desenvolver, impactando no cenário da agricultura nacional. 

Por isso empresas como a Insumo Agrícola podem ser importante aliadas nesse momento, uma vez que unem produtores, revendedores e fabricantes de Insumos Agrícolas, possibilitando encontrarem o que precisam!

Se você ainda não fez o seu cadastro, acesse aqui e comece a fazer negócio.

Compartilhe esse conteúdo

Carolina Andrade

Carolina

? Redatora da agência Ninho Digital, apaixonada por comunicar.

? Formada em Jornalismo (PUCPR) e História (UEPG).

? Pós-graduanda em Antropologia Cultural.

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS