fbpx
Tipos de agricultura no Brasil: Quais são?

Tipos de agricultura no Brasil: Quais são?

Agronegócio no Brasil 9 de fev de 2022
Carolina
Postado por: Carolina Andrade

A prática da agricultura surgiu há 12 mil anos, no período chamado de neolítico e representa um avanço nas formas de sobrevivência do homem primitivo, o que tornou possível o surgimento das primeiras cidades.

Para se ter uma ideia da importância da agricultura, alguns objetos como os primeiros calendários foram criados decorrente da necessidade de acompanhar o ciclo do plantio e da colheita. 

No Brasil a agricultura desempenha um papel relevante no PIB nacional. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em 2020 aumentou em 24,3%, representando um quarto do PIB brasileiro.

As classificações da agricultura

A agricultura pode ser classificada em dois sistemas básicos. 

  • Agricultura extensiva: Caracterizada pela baixa produtividade em pequenas extensões de plantio técnicas de cultivo simples;
  • Agricultura intensiva: Caracterizada pela alta produtividade, grandes extensões de plantio e técnicas avançadas. 

Além de classificadas entre sistemas, existem diferentes tipos de agricultura que mudam de acordo com a finalidade. Conheça os principais e como funcionam:

  • Agricultura de Subsistência – Toda a finalidade desse tipo de agricultura é para o autoconsumo com fins de sobrevivência. Utiliza formas básicas de cultivo em que o produtor faz todo o processo de plantio e colheita. Geralmente utilizada por comunidades rurais e famílias camponesas, é muito comum no país.
  • Agricultura Orgânica – Está ligada à sustentabilidade, utilizando de meios naturais para o cultivo, com menos uso de químicos e outros produtos. Ela é mais recente, e objetiva um cultivo de menor impacto com alimentos considerados mais saudáveis.  
  • Agricultura Comercial – Forma de cultivo voltado para o mercado, por isso os itens são produzidos em larga escala. Esse formato utiliza grandes quantidades de fertilizantes, adubos, agrotóxicos e afins, além de tecnologia avançada. 

Apesar de diferentes tipos, todas exercem um papel muito importante na agricultura brasileira!

Precisando de Insumos agrícolas?

Criada com o objetivo de unir produtos e fornecedores em um só lugar, a Insumo Agrícola possibilita boas compras e vendas de insumos agropecuários.

Acesse nosso site, faça seu cadastro e comece a fazer negócio! Venha revolucionar o agronegócio brasileiro.

Gostou dessa matéria? Saiba o que é o agronegócio 4.0 e como ele vai mudar o mundo

Compartilhe esse conteúdo

Carolina Andrade

Carolina

? Redatora da agência Ninho Digital, apaixonada por comunicar.

? Formada em Jornalismo (PUCPR) e História (UEPG).

? Pós-graduanda em Antropologia Cultural.

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS