fbpx
Os conflitos internacionais e a falta de fertilizantes

Os conflitos internacionais e a falta de fertilizantes

Agronegócio no Brasil 10 de mar de 2022
Carolina
Postado por: Carolina Andrade

Pelos recentes conflitos envolvendo Rússia e Estados Unidos, os impactos são sentidos em todo o mundo, sejam eles sociais ou econômicos.  No setor agropecuário, uma questão que é motivo de atenção é a falta de fertilizantes.

Com isso, mudanças importantes podem acontecer nos próximos momentos no Brasil, com um grande impacto na agricultura de uma maneira geral. Confira a matéria explicativa que preparamos sobre o assunto, e como a Insumo Agrícola pode ser parte de uma solução importante.

Falta de fertilizantes e dificuldade no abastecimento

A Rússia é o maior exportador de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e os de Potássio. O Brasil compra cerca de 85% dos fertilizantes usados em plantações da Rússia, e mais de 26% são de países que estão sendo bloqueados economicamente, de acordo com o balanço da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

Por conta disso, o Brasil poderá ter que procurar alternativas de compra, uma vez que encontrará dificuldades como:

  • Negociação e competição pelos produtos;
  • Desafios relacionados à logística de entrega, por conta de bloqueios marítimos;
  • Oscilação, aumento dos preços e a falta de fertilizantes e adubos;
  • Possíveis aumentos nos preços de alimentos;

Segundo o Globo Rural, o Brasil disputa com os USA a posição de país que mais importa fertilizantes no mundo. Por conta disso, o governo avalia a sanção de algumas leis para o aumento da exploração mineral nacional, na tentativa de tornar o país menos dependente de importações.


Entenda a importância mundial dos fertilizantes

Os fertilizantes são insumos que tem como objetivo aumentar a produtividade agrícola através do crescimento e desenvolvimento saudável da planta.

Eles são considerados elementos primordiais para a agricultura de maneira geral, e podem ser divididos em orgânicos e minerais. Ele melhora a saúde do solo, e consequentemente da plantação. 

Podem ser de duas categorias: os macronutrientes ou os micronutrientes. Os primeiros fazem parte de compostos essenciais para a planta, e o segundo grupo, tem função reguladora.

Por isso a falta de fertilizantes é um assunto considerado preocupante no agronegócio.

Para entender melhor quais são os tipos de insumos agropecuários, acesse: Insumos agrícolas: o que são?

Como a Insumo Agrícola pode ajudar na possível crise de falta de insumos?

Os conflitos já são uma realidade em andamento, e a adaptação do mercado agrícola a esse momento será de suma importância.

AInsumo Agrícola foi criada justamente com o objetivo de facilitar a compra e venda de insumos agrícolas e pecuários no Brasil, que enfrentaescassez há um bom tempo.

Isso é feito através da conexão entre produtores, revendedores e fabricantes, que ao se cadastrarem na plataforma podem fazer o envio e receber solicitação de cotações de todo o mundo.

A vantagem é que a negociação é feita diretamente entre as partes, tornando possível um acordo sobre o melhor preço, forma de pagamento e entrega.

Como funciona a Insumo Agrícola
  • Produtores que precisam encontrar insumos agropecuários podem se conectar diretamente com fornecedores e receber orçamentos.
  • Revendedores podem comprar com o melhor preço, recebendo orçamentos de todo o mundo, além de terem a possibilidade de se organizarem em grupos para comprar em grande quantidade, reduzindo o valor da compra.
  • Fabricantes nacionais e internacionais podem realizar negócios, vendendo insumos para revendedores.

A plataforma possui parceiros de logística e crédito que podem facilitar ainda mais o processo de compra não apenas na falta de fertilizantes, mas como de outros insumos agrícolas e pecuários no geral.

Dessa forma, em meio a uma situação muito delicada mundialmente, o que pode ser feito é pensar em ações futuras para amenizar o impacto local.

Para mais informações sobre como fazer parte da Insumo Agrícola, acesso o site https://www.insumoagricola.com.br/

Compartilhe esse conteúdo

Carolina Andrade

Carolina

? Redatora da agência Ninho Digital, apaixonada por comunicar.

? Formada em Jornalismo (PUCPR) e História (UEPG).

? Pós-graduanda em Antropologia Cultural.

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS