fbpx
Vai faltar fertilizante no Brasil?

Vai faltar fertilizante no Brasil?

Agronegócio no Brasil 25 de mar de 2022
Carolina
Postado por: Carolina Andrade

Com os conflitos internacionais que impactam todo o globo, existem diversas dúvidas sobre o andamento do abastecimento de insumos, principalmente de fertilizantes.

A dificuldade nesse sentido já era uma realidade desde o final do ano passado. Isto porque, devido as crises, a produção de insumos agrícolas e pecuários caiu, fazendo com que gerasse uma escassez de insumos e um aumento na demanda. 

Porém, com o agravamento da situação entre Rússia e Ucrânia, a atenção aos fertilizantes ganha ainda mais atenção e apreensão do mercado agropecuário. 

No blog +Agronegócio você encontra uma série de matérias explicativas sobre o assunto. Para conferir, acesse aqui

A falta de fertilizantes no país preocupa setores do agronegócio

O Brasil compra cerca de 85% dosfertilizantes usados em plantações da Rússia, que é a maior exportadora de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e os de Potássio, de acordo com o balanço da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

A finalidade do fertilizante é basicamente fornecer e equilibrar o solo e os nutrientes de plantações. Sem eles, a produção pode se tornar difícil ou não ser toda aproveitada. Com o possível impacto em diversas plantações nacionais, a inflação também pode ser afetada, tendo consequências direta no consumidor final. 

Para saber sobre os principais fertilizantes usados no Brasil, acesse aqui

Qual é a resposta, afinal?

Apesar de diversas projeções e especulações a respeito do tema, a resposta é que ainda não se sabe. Pela lógica da situação, a tendência é que no mínimo seja mais difícil a compra desse insumo, e que os preços sejam impactados.

Para amenizar a situação, o governo brasileiro está sancionando algumas leis que facilitam a exploração e produção de fertilizantes em território nacional, o que pode gerar embates políticos por conta das áreas que são protegidas.

A Insumo Agrícola está se preparando para poder atender da melhor forma possível uma situação de escassez de fertilizantes

Com a união de produtores, revendedores e fabricantes em um só lugar, encontrar insumos pode ser uma tarefa um pouco mais tranquila, nesse momento de dificuldade.

Para conhecer mais sobre a Insumo Agrícola, acesse https://www.insumoagricola.com.br/. Faça seu cadastro e solicita um orçamento do insumo que você deseja!

Compartilhe esse conteúdo

Carolina Andrade

Carolina

? Redatora da agência Ninho Digital, apaixonada por comunicar.

? Formada em Jornalismo (PUCPR) e História (UEPG).

? Pós-graduanda em Antropologia Cultural.

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS