A Importância da Fertilização no Crescimento Saudável das Lavouras
A fertilização é um dos pilares essenciais para o sucesso no agronegócio. Sem uma nutrição adequada, as plantas podem...
LEIA MAISO plano safra é um dos melhores benefícios que o produtor rural tem em nosso país. Por meio deste plano, o governo federal disponibiliza crédito ao setor do agro para custear o início da safra.
Ou seja, o Estado entende que o produtor rural precisa de incentivo nessa época do ano, já que nesse período os produtores concentram seus esforços para ter um bom rendimento para o resto do ano.
Descubra agora como funciona o plano safra e qual é a sua importância na vida dos agricultores brasileiros!
O plano safra é um incentivo financeiro do Estado para famílias de pequenos e médios produtores rurais durante a safra.
Existem desafios no setor agrícola relacionados à produção que médios produtores têm dificuldades em suprir sozinhos.
Ou seja, o plano safra visa os profissionais do campo que trabalham em um modelo familiar e cooperativo.
O setor agrícola no Brasil é um dos maiores do mercado nacional. Representa mais de 40% das exportações brasileiras e só em 2021 movimentou 102 bilhões de dólares [1].
E o setor não para de crescer. Desde a metade da década de 70 até hoje, a agricultura cresceu mais de 500% no Brasil segundo o IBGE [2].
Tendo uma importância tão grande assim no mercado, o Estado deve investir para que o setor continue aquecido, dando suporte para os produtores que necessitam de crédito.
O plano safra é um sistema de crédito parecido com o crédito oferecido por financeiras clássicas, bancos e outros.
O plano tem diversas modalidades. Isso garante uma abrangência em seus planos e supre necessidades de todos os profissionais agricultores.
E para entender as divisões e modalidades do plano, vamos começar pelos 2 grandes núcleos em que ele é dividido: o Pronaf e o Pronamp.
O Pronaf — Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar — é um plano dedicado à agricultura familiar, como o nome deixa claro.
Ele atende a comunidade de agricultores que herdaram esse ofício dos seus pais e seguem a tradição familiar.
Já o Pronamp — Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural — visa atender os agricultores médios.
A seguir, entenda melhor as diferenças e subdivisões dos programas, confira!
Como comentamos, o Pronaf e o Pronamp são dois modelos de auxílio do plano safra, um para famílias de agricultores e outro para agricultores médios.
São parecidos, mas têm suas subdivisões e modalidades:
Viu quantos benefícios o Pronaf e o Pronamp disponibiliza para os agricultores brasileiros?
Os agricultores podem ficar bem otimistas com o plano safra em 2023. O governo planeja um aumento de 36% em crédito em relação ao ano passado, totalizando 340 bilhões de reais em financiamento para o setor agrícola.
Aproximadamente 246 bilhões desse valor será dedicado ao custeio e comercialização, enquanto 90 bilhões serão dedicados ao investimento [3].
Tratamos dos benefícios do plano safra isoladamente, mas não citamos as categorias exatas em que os benefícios se dividem. Vamos conhecer cada uma delas a seguir!
É a principal categoria de benefícios do plano safra.
O crédito rural é o financiamento da atividade agrícola e o seu objetivo é incentivar a produção do setor.
É feito através do financiamento direto, ou seja, recursos captados do Estado, empréstimos entre outras formas de crédito.
O financiamento agrícola é uma forma mais abrangente de falar do crédito rural.
Nele as aplicações feitas para o setor estão ligadas não ao crédito dado para o produtor rural, mas aos benefícios fiscais para comprar equipamentos para o serviço.
Juros subsidiados são uma espécie de empréstimo, o que no contexto do plano safra significa empréstimos para o produtor rural oferecidos pelo Estado. Eles costumam ser facilitados, mais baratos e com menos taxas de juros.
As políticas públicas são intervenções no setor agropecuário.
O próprio plano safra pode ser considerado uma imensa política pública para o campo, que deu muito certo, aliás.
Mas será que o plano safra é bom mesmo? Ele traz vantagens para os produtores rurais? Sem dúvidas.
Entre as vantagens do programa podemos pontuar:
O plano safra é um enorme benefício para todo o setor agrícola, e é difícil encontrar um produtor que não esteja satisfeito com o programa.
Para participar do plano safra, o primeiro requisito é ser um produtor rural. Após isso, basta atender às especificações necessárias para cada caso.
Por exemplo, algumas modalidades do benefício estão liberadas para quem tem renda de mais de 2 milhões anuais, já outros são específicos para produtores mais modestos.
O que você não pode fazer é deixar de aproveitar o plano safra caso seja um produtor rural. Aposte naquilo que é melhor para seu negócio e se torne também um beneficiário!
Se você não quer perder oportunidades como a do Plano Safra, continue acompanhando o conteúdo especializado da Insumo Agrícola.
A Insumo Agrícola viabiliza as melhores oportunidades de compras e vendas de fertilizantes, herbicidas e sementes através da conexão entre produtor, distribuidor (revenda, cooperativa, etc.) e fabricante (misturadoras e importadores). Conheça nossa plataforma!
[2] https://www.embrapa.br/vii-plano-diretor/a-agricultura-brasileira
[3] https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/politica-agricola/plano-safra/2022-2023
A fertilização é um dos pilares essenciais para o sucesso no agronegócio. Sem uma nutrição adequada, as plantas podem...
LEIA MAISVocê já ouviu falar sobre a dieta intermitente, aquela que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação? Essa...
LEIA MAIS