fbpx
<strong>Como ter mais eficiência na adubação com ureia agrícola</strong>

Como ter mais eficiência na adubação com ureia agrícola

Agrotech 3 de jan de 2023
Gabriela
Postado por: Gabriela Luna

A ureia agrícola é um fertilizante sólido, utilizado para ajudar no desenvolvimento saudável das plantas. Ele possui uma grande quantidade de nitrogênio em sua composição. Seus benefícios são o custo relativamente baixo e a alta produtividade que trás para as plantações.

Quais os cuidados para evitar a perda de ureia?

Grande quantidade de nitrogênio pode ser perdida por conta da absorção de umidade do ar e a sua suscetibilidade à volatilização. Por isso, é importante aplicar a ureia antes da chuva ou irrigação, ou seja, que o local esteja seco para depois expô-la à umidade.

A ureia pode se transformar em amônia quando aplicada em solo úmido e não chova logo após, e a amônia evapora com a água, então é preciso ter muito cuidado. 

A ureia quando aplicada em folhas molhadas pode causar queimaduras consideradas irreversíveis na planta.

Tentar aplicar a ureia em dias que o solo está frio é outra dica para evitar perdas

Uma das melhores estratégias na aplicação de ureia é utilizar a técnica do parcelamento, principalmente quando se trabalha com altas dosagens. Isso permite um certo “controle”, diminuindo as perdas por volatilização.

Uso da ureia em diferentes culturas

Ureia no Milho

Na cultura de  milho a maior recomendação é que a aplicação seja feita quando a cultura já estiver bem nutrida de nitrogênio. Já que é nessa fase que os componentes de rendimentos já foram definidos, o que ocorre pela fase V5

Ureia no feijão

A cultura do feijão é caracterizada por ter uma boa fixação de nitrogênio, porém o que é fixado não é suficiente para o desenvolvimento total do feijoeiro.   

O recomendado é que sejam feitas duas aplicações, sendo a primeira entre 15 e 20 dias e a segunda até 35 dias da emergência da cultura.

Ureia no trigo

Para a cultura do trigo obter maior produtividade e textura, é preciso aplicar nitrogênio se baseando na quantidade de matéria orgânica no solo. É indicada a aplicação de 15 kg/ha a 20 Kg/ha de N na semeadura.

Onde encontrar ureia agrícola?

Com a Insumo Agrícola você encontra os melhores fornecedores de forma rápida e sem complicação. Solicite uma cotação com a gente e receba vários orçamentos.

Compartilhe esse conteúdo

Gabriela Luna

Gabriela

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS