fbpx
Silvicultura: o que é?

Silvicultura: o que é?

Agronegócio no Brasil 9 de fev de 2022
Carolina
Postado por: Carolina Andrade

A silvicultura nada mais é do que o cultivo de árvores com a finalidade de produção de matéria-prima. Através do plantio da muda é possível o reflorestamento de áreas degradadas. 

De acordo com a Embrapa: “É a ciência que estuda as maneiras artificias e naturais de restaurar e melhorar o povoamento das florestas”.

No Brasil, existem mais de 9 milhões de hectares plantados que geram uma receita bruta de R$ 97,4 bilhões. Isso representa 1,2% do PIB nacional,  segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

Dessa forma, as florestas plantadas fornecem mais de 5 mil subprodutos que abastecem desde a indústria moveleira e construção civil, até a farmacêutica e de tecidos. Todas as partes da árvore podem ser aproveitadas.

Quais os produtos produzidos pela Silvicultura?

Esses são alguns dos principais produtos decorrente da silvicultura:

  • Lenha – Utilizada como fonte de energia, é importante pois reduz o consumo de combustível fóssil.
  • Celulose –  As principais árvores plantadas para obter a celulose são pinus e eucaliptos. Há dois tipos de celulose com diferentes finalidades. A de fibra longa é usada em fabricação de papéis que precisam de mais resistência, e a de fibra curta para papéis de impressão ou para fins sanitários. 
  • Pisos laminados – Um dos principais produtos produzidos a partir da madeira, é utilizado em casas e comércios, reconhecido pela alta qualidade e durabilidade. 

Quais os produtos produzidos pela Silvicultura?

Segundo o Ibá, no país são utilizadas espécies de árvores exóticas. As plantações representam 91% de toda a madeira produzida no Brasil, os outros 9% são de florestas naturais. 

As que recebem mais destaque são:

  • Pinus – Este gênero engloba mais de 100 espécies, e é plantado há mais de um século no país, segundo a Embrapa. A madeira é de cor clara, variando de branca a amarela, utilizada na fabricação de papel. 
  • Teca – Originária na Ásia e com um grande valor econômico, de cor dourada, é utilizada na construção naval, na fabricação de móveis, painéis, estruturas e outros. 
  • Eucalipto – Nativas da Austrália, é utilizada para a produção de óleos essenciais, papel, carvão e madeira.

Gostou dessa matéria? No blog +Agronegócio você fica por dentro de tudo o que acontece no agronegócio no Brasil, desde gestão de agronegócio até a enciclopédia do agronegócio. 

Acesse aqui

Compartilhe esse conteúdo

Carolina Andrade

Carolina

? Redatora da agência Ninho Digital, apaixonada por comunicar.

? Formada em Jornalismo (PUCPR) e História (UEPG).

? Pós-graduanda em Antropologia Cultural.

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS