fbpx
Saiba a diferença entre o Milho e o Milheto

Saiba a diferença entre o Milho e o Milheto

Agrotech 21 de set de 2022
Gabriela
Postado por: Gabriela Luna

O milheto é uma espécie cerealífera produzida no mundo inteiro, tendo diferentes funções em cada região e cultura. Já o milho é um conhecido muito próximo do brasileiro,  que também é caracterizado por ser um cereal mundialmente popular.

Ambos são do reino Plantae, divisão Magnoliophyta, classe Liliopsida, ordem Poales, família Poaceae e subfamília Panicoidae.

O milheto vem sendo o substituto do milho em alguns aspectos, principalmente por ter um custo consideravelmente menor para sua produção. 

Os cereais milho e milheto na alimentação 

O milho é tradicionalmente usado como uma fonte de alimento para animais e humanos no ocidente, isso se dá pelo fato de que o cultivo do cereal vem desde antes da chegada dos europeus, os indígenas  guaranis tinham o milho como principal componente de sua dieta.

Entretanto, o milheto apesar de ter chego ao Brasil em 1929 não se popularizou tanto quanto no oriente. Em países como a Índia a farinha do grão é utilizada da mesma maneira que usamos a farinha de trigo, porém no Brasil seu uso acabou ficando restrito à alimentação animal.

Podemos dizer que ambos são muito semelhantes no quesito valor nutricional, porém o milheto tem menor teor em carboidratos e sua fonte de proteína bruta é maior que a do milho, além de possuírem um teor de gordura quase equivalente. Em comparação com o milho, o milheto equivale, em energia, a aproximadamente 95% do valor do milho.

Fonte: Embrapa

O milheto vem tendo cada vez mais demanda para a produção de rações de aves e suínos. Assim ocorre uma ampliação das fontes de componentes para a ração e com essa opção não temos os efeitos antinutricionais como os taninos e cianogênicos.

Estudos apontam que, ganhos de até 600 gramas de peso vivo/dia podem ser alcançados em condições de pastejo em animais de recria. Isso é igual a 20 arrobas por hectare em cinco meses.

Depois de todas essas informações, podemos concluir que o milheto pode substituir o milho na produção de silagem. A inclusão do milheto trás benefícios em relação a produtividade e a qualidade. 

Germinação do milho e do milheto

Outro elemento que diferencia o milho do milheto são suas germinações. Comparado ao milho convencional e ao sorgo, o milheto necessita de mais calor para que a germinação ocorra, porém ele se estabelece de maneira mais proveitosa e uniforme.

Quer saber mais sobre milho e milheto?

Acesse o site Insumo Agrícola para saber mais sobre para que serve o milheto, e qual é sua importância no agronegócio brasileiro. Aqui você sempre está atualizado sobre as novidades do agronegócio!

Compartilhe esse conteúdo

Gabriela Luna

Gabriela

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS