fbpx

Recomendações para compra de fertilizantes para pastagens

Gestão de Agronegócio 2 de maio de 2024
Patric
Postado por: Patric Sequeira

José Guadalupe Orozco Alvarado, agrônomo, explica que, na hora de adquirir fertilizantes, há alguns aspectos que o produtor deve considerar, pois uma vez decidido qual produto vai ser adquirido, deve ficar claro quais elementos ele contém, o que geralmente sempre. aparece na embalagem, apesar de não apresentar informações completas.

Segundo Orozco Alvarado, “ por lei só aparecem no saco os três elementos principais, que são o nitrogênio, o fósforo e o potássio , então se a empresa que o produz decidir colocar todo o resto é melhor, mas caso contrário devemos procurar o que mais elemento contém o fertilizante que está sendo comprado.”

A profissional explica que nesses produtos há sempre acúmulo de nitrogênio, depois fósforo, depois potássio e posteriormente os demais elementos, que ficam mais visíveis na sacola do fertilizante sulfato de amônio.

“Muitos vão pensar que o sulfato granulado talvez tenha a mesma concentração porque é sulfato de amônio, mas existem alguns produtos em que tem 19% de nitrogênio com 23,3% de enxofre, mas esse sulfato de amônio granulado também tem 3,2% de cálcio . Devemos considerar tudo isso para a nutrição que faremos da nossa lavoura”, detalha Orozco Alvarado.

Existem também produtos à base de sulfato compactado, que, como menciona o especialista, é completamente diferente dos demais por ter o formato de uma pequena pedra, mas com concentração semelhante ao sulfato de amônio.

“Devemos considerar esses aspectos em nossos cálculos. Muitas pessoas sugerem o uso desses sulfatos compactados para misturas físicas porque são muito semelhantes em tamanho a outros fertilizantes. O sulfato de amônio em pó também é utilizado em misturas físicas quando são adicionados inseticidas”, diz Orozco Alvarado.

O profissional cita que o mais importante nesses produtos é que o agricultor tenha claro que o fertilizante deve atender ou suprir as necessidades das lavouras , de forma que seja aplicado nas mesmas quantidades para que o benefício seja homogêneo em todo o ciclo. pasto.

É fundamental que o produtor leia cada um dos elementos contidos em um saco de adubo, e faça a relação com o objetivo que tem com sua pastagem, de forma a garantir o sucesso do produto em sua propriedade, além de ficando claro que o investimento realizado não será em vão.

Esses produtos devem ser aplicados em horário determinado e com auxílio de profissional , pois cada um possui doses estruturadas dependendo da cultura em que cumprirá sua função, que é o melhor desenvolvimento.

Por fim, é preciso ficar claro que antes de ser pecuarista é preciso ser agricultor, portanto, conhecer a terra, as pastagens e os nutrientes necessários é fundamental, não só para melhor rentabilidade do negócio, mas também para garantir a alimentação dos animais. . dentro de uma empresa pecuária.  

Insumo Agrícola é a conexão que fortalece o agro do Brasil

Conheça nossa plataforma

Compartilhe esse conteúdo

Patric Sequeira

Patric

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS