fbpx
Potássio para plantas: conheça todas as funções e os benefícios

Potássio para plantas: conheça todas as funções e os benefícios

Insumos Agropecuários 7 de jul de 2023
Mariana
Postado por: Mariana Soares

Você já sabe qual é a importância do potássio para plantas? 

O potássio é um mineral essencial para a vida tanto humana quanto vegetal. 

Por isso, ele é um grande aditivo para o cultivo de plantações saudáveis, resistentes e volumosas.

Como em nosso organismo, esse nutriente também atua nas células das plantas, desempenhando funções essenciais. 

Para se ter uma ideia, a deficiência de potássio nas plantas pode ser fatal, minguando aos poucos plantações inteiras. Em alguns casos, muitas nem chegam “a vingar” sem o mineral. 

Portanto, este é um assunto que deve ser cuidado de perto por todos os agricultores. 

Quer aprender mais sobre a função do potássio para plantar e como administrar esse nutriente? Então entenda tudo sobre o assunto a seguir! 

O que é o potássio para plantas?

Embora atue de maneira diferente no mundo vegetal e na vida humana, o potássio para as plantas e o potássio que usamos em nossa biologia não são nada diferentes. 

O potássio é um mineral; um nutriente para o sistema biológico. 

O símbolo do potássio na tabela periódica é o K, que vem do seu nome grego “kalium”. 

Em teoria, o potássio é um mineral do tipo alcalino, porém, do ponto de vista industrial, como boa parte de outros metais, o potássio não tem tanta serventia. 

No entanto, para a saúde humana — e das plantas — o elemento K tem função essencial. 

Nós, humanos, consumimos o potássio através da alimentação de hortaliças e frutas, mas as plantas conseguem o mineral através do solo, de uma solução alcalina encontrada no terreno. 

Mas você sabe: nem sempre dá para contar com o solo para nutrir de modo completo a plantação. 

E, para uma horta vingar, é necessária uma conjunção de fatores que conduzem os vegetais para o bom crescimento. 

Nessa cadeia de fatores, o potássio tem lugar de destaque, sendo o segundo nutriente do qual o vegetal mais necessita, abaixo somente do nitrogênio. 

Por isso, é essencial que agricultores apliquem o seu próprio potássio nas plantas, e também cuidem do solo, para que este tenha condições ideais de pelo menos oferecer a quantia básica do nutriente para a plantação. 

A falta de potássio no plantio pode ocasionar deficiências que não só impactam na qualidade do produto, mas muitas vezes o matam de maneira prematura por conta de doenças. 

Para se ter uma ideia do quão requerido é o potássio para plantar, calcula-se que, em proporção, na matéria seca, os níveis ideais de K estejam entre 2% a 5%, variando de espécie para espécie. 

Para que serve o potássio nas plantas?

Mas afinal, quais seriam as funções do potássio nas plantas? Como ele atua na saúde dos vegetais, hortaliças e de toda a plantação? 

Conheça abaixo todas as funções do potássio na vida dos vegetais e saiba o porquê deste ser um mineral essencial para a agricultura!

Ativação de enzimas

Enzimas são essenciais para a vida, seja humana ou vegetal. 

Elas são moléculas de uma substância orgânica proteica, que auxiliam o funcionamento do corpo, controlando reações bioquímicas dos organismos vivos. 

No caso específico dos vegetais, essas enzimas são importantes para: 

  • Gerenciar energia;
  • Metabolizar o nitrogênio;
  • Respirar;
  • Sintetizar o amido. 

No entanto, o mecanismo pelo qual as enzimas funcionam é complexo, e, para serem efetivas na biologia do vegetal, precisam encontrar as condições ideais. 

Um dos requisitos ideais é encontrar substratos de enzimas, que são moléculas reagentes. 

E embora os pesquisadores não saibam explicar de modo exato como isso acontece, o potássio serve como uma ponte entre as enzimas e o substrato, sendo, assim, essencial para realizar a reação que mencionamos. 

A teoria mais aceita entre os pesquisadores sobre como se dá o processo é a de que o íon do potássio, quando hidratado, facilita a reação das enzimas. 

Essencial para sínteses proteicas

E não é apenas nas enzimas que o potássio atua como essencial para uma reação proteica; também é na síntese proteica de outros nutrientes. 

Por exemplo, quando combinado com o nitrogênio, o potássio leva a molécula até as folhas e frutos do vegetal para ser transformado em proteína. 

Atua na resistência das plantas

A ação do potássio ao nível celular é surpreendente no caso das plantas. 

O potássio é capaz de aumentar a cutícula da parede celular dos vegetais, amenizando possíveis estresses e outros danos que o vegetal poderia sofrer. 

Essa proteção da planta é essencial para seu crescimento saudável. 

Em estudo [1], o pesquisador Diego de Oliveira Carvalho identificou que o aumento da administração do elemento K influenciou significativamente a proteção do plantio contra fungos. 

Aliás, a atuação do potássio na defesa celular da planta não para por aí, afinal, o mineral também protege a vegetação dos efeitos da geada

Por tudo isso, o potássio é um nutriente essencial! 

Quais são as fontes de potássio para plantas?

A fonte natural de nutrientes das plantas é o solo, como mencionamos. Porém, também é necessário administrar o potássio no plantio

Essa administração se dá através de 3 fontes principais. São elas: 

  • Cloreto de Potássio: composto de cloro e potássio, esta é uma fonte tradicional do nutriente para os vegetais. 

Ele é fácil de ser encontrado e oferece níveis adequados para nutrir a plantação. 

No entanto, o agricultor deve ficar atento quanto aos níveis salinos que o cloreto de potássio apresenta, que podem atrapalhar no crescimento do plantio, assim como a presença do cloro.

  • Sulfato de potássio: o sulfato não é só uma fonte de potássio para as plantas, mas também de enxofre. 

E, ao contrário do cloreto, o sulfato não tem cloro, o que evita alguns dos problemas que mencionamos acima. 

Mas ainda é preciso ter atenção, pois, mesmo que não tenha cloro, o sulfato ainda tem elevados índices salinos, o que prejudica bastante a plantação.

  • Nitrato de potássio (ou salitre): oferece para a plantação tanto o potássio como o nitrogênio, que são 2 dos nutrientes mais requisitados pelos vegetais em seu desenvolvimento. 

É de longe a fonte de potássio mais segura, que oferece mais benefícios, em especial quando comparado com os riscos e desvantagens do índice salino. 

Porém, também é uma fonte de potássio ameaçada pela instabilidade do mercado.  

Quais são os benefícios do potássio para plantas?

Destacamos agora os principais benefícios de utilizar potássio para plantas. Confira!

  • Nutrição completa: o potássio oferece uma nutrição completa para o plantio, das raízes até suas folhas, frutos, caule e todo o seu corpo; 
  • Proteção: o potássio protege as plantas ao nível celular, uma proteção profunda que mantém o vegetal protegido de intempéries e de outros agentes biológicos; 
  • Energia para as plantas: proteína é energia! E o potássio é essencial para manter as sínteses proteicas do vegetal em dia, agindo no funcionamento biológico da planta. 

De forma geral, podemos dizer, sem medo, que o potássio é uma excelente fonte de força para as plantas. 

O que a deficiência de potássio para plantas pode provocar?

Além da deficiência de potássio causar uma menor proteção ao plantio e menos energia para as plantas, o problema gera 2 características negativas importantes.

A 1ª é o ressecamento das folhas nas suas extremidades, e a 2ª é a dificuldade em crescer de maneira saudável, constante e resistente. 

No caso do plantio para comércio, a lavoura pode sofrer duros revezes sem a administração correta do potássio, então cuidado! 

Insumo Agrícola: a plataforma que conecta o agro brasileiro

E aí, descobriu algo novo sobre o potássio? Não deixe de falar conosco em caso de dúvidas!

E se você gosta de conteúdos como esse, continue lendo o blog especializado da Insumo Agrícola.

A Insumo Agrícola viabiliza as melhores oportunidades de compras e vendas de fertilizantes, herbicidas e sementes através da conexão entre produtor, distribuidor (revenda, cooperativa, etc.) e fabricante (misturadoras e importadores). 

Conheça nossa plataforma

Fontes do artigo

[1] Efeito do nitrogênio e do potássio na intensidade da antracnose foliar (colletotrichum graminicola) e na nutrição mineral do milho 

Compartilhe esse conteúdo

Mariana Soares

Mariana

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS