fbpx
Para que serve o Milheto

Para que serve o Milheto

Agrotech 14 de set de 2022
Gabriela
Postado por: Gabriela Luna

O milheto é uma alternativa extremamente interessante para qualquer agricultor, pois é uma planta muito multifuncional. Hoje vamos falar sobre as diversas funções que esta gramínea pode ter e do que ela é capaz. 

Já falamos aqui no blog + Agronegócio sobre o que é milheto, a origem do cultivo, características da planta e suas vantagens. Se você ainda não conferiu essa matéria, está esperando o que? Clique aqui para saber tudo sobre!

Mas afinal, para que serve o milheto?

Que é uma planta que possui uma boa adaptação a diversidade de ambientes e condições de clima e solo você já sabe. Mas como isso pode realmente ser útil para você?

O milheto possui as mais variadas funções, e com certeza uma delas pode ser vantajosa para seus negócios.

Serve para a produção de grãos para alimentação humana

Fonte: https://foodinnovation.com.br/anvisa-concede-ao-milheto-autorizacao-para-uso-na-alimentacao-humana/

 O milheto é um cereal extremamente utilizado na África e na Índia para a alimentação das pessoas, isso se dá pelo fato de ser um dos principais grãos a serem cultivados nesses países.

No Brasil não temos esse hábito, porém a farinha que é feita com os grãos de milheto pode ser utilizada para fazer bolos, biscoitos e mingaus. Ainda é um possível substituto do arroz e combina com saladas.

Além de possuir grande capacidade nutricional, o milheto não contém glúten, sendo uma opção saudável e com um custo mais acessível do que a Quinoa, por exemplo. O grão também é rico em proteínas e Ômega 3.

Serve para a produção de forragem para uso animal

Fonte: https://www.milkpoint.com.br/empresas/novidades-parceiros/pastagem-de-milheto-supera-sorgo-e-capim-sudao-em-conversao-em-leite-102095n.aspx

A forragem se classifica como todo alimento consumido pelo animal, sendo gramíneas ou leguminosas. 

Um dos principais usos do milheto no Brasil é para a silagem, sendo utilizado tanto na pecuária de corte quanto na de leite. 

É uma ótima opção para os animais, já que não apresenta efeitos antinutricionais como taninos e cianogênicos. O teor de energia metabolizável é muito parecido com outros grãos energéticos que geralmente são utilizados na alimentação animal.

A cultura tem um alto potencial de produção, que vai até 50 toneladas por hectare de massa verde.

Serve para a produção de palhada em sistemas integrados e plantio direto

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/variedade-de-milheto-gera-quase-r–5-mil-de-economia-ha_456489.html

Dentro do sistema de plantio direto ele contribui por causa de sua capacidade de desenvolvimento em condições de baixo nível de fertilidade e resistência à seca.

Nos solos mais pobres têm a capacidade de se espalhar de maneira uniforme e densa, o que diminui os gastos e tem um impacto positivo nos lucros.

Sua maior vantagem na palhada é que mesmo após o processo de colheita, os nutrientes ficam na matéria orgânica. Isso favorece a cultura consecutiva.

Outras formas de utilizar o milheto

Esta gramínea pode atuar na implantação e recuperação de pastagens degradadas, adiantando o processo de pastejo de forrageiras braquiárias.

Outro destaque importante é a possibilidade de seu uso na biomassa, a versatilidade do grão permite que ele possa estar presente na cultura da alimentação do animal. Pode ser por meio de pastagens diretamente no campo, na forma ensilada, ou em cocho. Dessa forma, visa a geração de biocombustível por meio de reações enzimáticas.

O milheto também é caracterizado por possuir resistência às principais pragas, reduzindo a população de nematóides como o Meloidogyne incógnita e javanica,Pratylenchus brachyurus e Rotylenchulus reniformis

Acesse o site Insumo Agrícola para saber sobre O que é milheto e muito mais. Aqui você se mantém informado sobre as novidades do agronegócio!

Compartilhe esse conteúdo

Gabriela Luna

Gabriela

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS