fbpx
<strong>O que são fertilizantes NPK?</strong>

O que são fertilizantes NPK?

Agrotech 23 de dez de 2022
Gabriela
Postado por: Gabriela Luna

Existem alguns nutrientes que são essenciais para o desenvolvimento saudável das plantas, por isso o processo de adubação é de extrema importância para o sucesso de uma plantação.

Cerca de 17 minerais são imprescindíveis para o desenvolvimento adequado de uma planta, mas os três principais são: nitrogênio(N), fósforo (P) e potássio(K). 

Como funcionam os fertilizantes NPK?

Adubos NPK são fertilizantes que contém em sua fórmula os 3 nutrientes mais necessários para as plantas, nitrogênio, fósforo e potássio

 O nitrogênio é o responsável pelo crescimento e desenvolvimento de raízes, caules e folhas. É indicado para estimular a brotação e o enfolhamento, já que a maior parte do nitrogênio que as plantas precisam é absorvido no início da vida. Traz grandes resultados em folhagens e gramados. 

O fósforo tem a função de aumentar a capacidade da planta para absorver os nutrientes do solo, já que ele tem ação no desenvolvimento radicular, é recomendado para culturas com o objetivo de criação de raízes e produção de sementes. É um macronutriente fundamental para a formação da clorofila.

O potássio é o elemento que oferece maior controle à planta sobre suas funções vitais. Ele fortalece os tecidos vegetais e aumenta a resistência contra a seca, ajudando na formação de tubérculos e rizomas. Auxilia na absorção da água e promove a manutenção do pH.

Quais são os tipos de adubo NPK?

A adubação pode ser feita com fertilizantes de origem química ou orgânica. A principal diferença entre os dois tipos de adubação é a velocidade com que os nutrientes são absorvidos tanto pelas plantas quanto pelo solo. 

Na fertilização química os nutrientes são absorvidos assim que há o contato direto com a planta, porém por não penetrar na terra a sua taxa de desperdício acaba sendo maior.

O adubo orgânico é composto de restos vegetais ou animais. Sua ação é caracterizada por durar mais tempo, o que auxilia na oxigenação das raízes.

Onde encontrar os melhores fertilizantes NPK?

Com a Insumo Agrícola você encontra os melhores fornecedores de forma rápida e sem complicação. Solicite uma cotação com a gente e receba vários orçamentos.

Compartilhe esse conteúdo

Gabriela Luna

Gabriela

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS