fbpx
O que é Milheto?

O que é Milheto?

Agrotech 5 de set de 2022
Gabriela
Postado por: Gabriela Luna

O milheto tem se tornado um cultivo muito importante para o agronegócio brasileiro nos últimos tempos, sendo um coringa na hora de escolher o que plantar na safrinha e fazer rotação de culturas.

Possui diversos benefícios e é muito versátil, podendo servir para diferentes finalidades que vão desde produção de grãos para alimentação humana, até utilização para a geração de biocombustível por meio de reações enzimáticas.

Fonte: https://blog.chbagro.com.br/como-cultivar-milheto

A origem de cultivo do milheto

O milheto é uma planta da família das gramíneas, que surgiu entre 4 e 5 mil anos atrás, na região do deserto do Saara. Mais tarde, em torno de 2000 a.C. ele foi levado para a Índia, e com o passar do tempo foi se popularizando e gerando genótipos diferentes dos originais africanos.

Atualmente 50% do cultivo mundial da planta ainda acontece na África ocidental, tendo diversas finalidades.

Em 1929 foram datados os primeiros relatos da presença da planta de milheto no Brasil, mais especificamente na região do Rio Grande do Sul. Porém essa cultura foi pouco divulgada por muitos anos, apenas recentemente está sendo mais popularizada, por sua capacidade de adaptação.

Características da planta de milheto 

É uma gramínea anual de verão de crescimento ereto, sua estatura pode chegar a até 3m.

 Afetada pelo estímulo do fotoperíodo de outono-inverno quando é utilizada na safrinha, o que significa que o aumento das horas no escuro faz com que ela floresça de maneira precoce.

Quando vai chegando o outono, o intervalo entre o corte e o florescimento diminui.  

Seu plantio pode ser feito em linha ou a lanço, mas é preciso sempre ter um bom planejamento. 

O ciclo normal varia entre 130 a 140 dias.

Vantagens na hora de cultivar o milheto

Uma das maiores vantagens de cultivar o milheto é a sua tendência de desenvolvimento em lugares com baixo nível de fertilidade. Sendo assim, seu cultivo precisa de pouca aplicação de insumos.

Caracterizada por ter raízes profundas, a planta tem facilidade em absorver nutrientes, além de possuir uma grande resistência à seca.

O sistema radicular profundo permite a capacidade de extração de nutrientes, assim eles permanecem na palhada, sendo reciclados ou liberados aos poucos no solo.

Durante a fase vegetativa o fechamento estomático é responsável pela conservação da água, já na fase pós-florescimento a assimilação é maximizada, pelo fato dos estômatos estarem sempre um pouco abertos.

Tem uma ampla utilização em muitos sistemas de produção, assim auxilia diversas culturas e possibilita uma produção de forma autossustentável.

Para saber mais sobre para que serve o milheto, e qual é sua importância no agronegócio brasileiro acompanhe nosso blog. Aqui você sempre está atualizado sobre as novidades do mundo agro!

Compartilhe esse conteúdo

Gabriela Luna

Gabriela

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS