fbpx
O que é extrativismo animal?

O que é extrativismo animal?

Agronegócio no Brasil 17 de out de 2022
Gabriela
Postado por: Gabriela Luna

O extrativismo é definido como o ato de extrair todo tipo de recurso natural seja para comercialização, industrialização ou uso pessoal. 

É uma atividade que acontece desde os primórdios da humanidade, já que os humanos sempre tiveram a necessidade de retirar materiais da natureza para subsistência

Entretanto, hoje em dia na maioria das vezes essa prática acaba tendo outra finalidade. Ao invés de usarmos recursos naturais apenas para manter nossa sobrevivência, as indústrias produzem em larga escala produtos dos mais variados tipos. Os recursos naturais servem como matéria prima, que alimenta fábricas do mundo inteiro para produzir bens de consumo.

Quais são os tipos de extrativismo?

Existem muitas maneiras de extrativismo, sendo as três mais comuns:  

  • Vegetal 
  • Mineral 
  • Animal

Como funciona o extrativismo animal?

O extrativismo animal ocorre quando animais são capturados e mortos em seus habitats naturais, pode ser por meio da caça ou da pesca.

Caça no extrativismo animal

No Brasil a caça de animais silvestres é considerada ilegal, com excesão da caça em comunidades tradicionais indígenas que é vista como a única forma de conseguir proteina animal.

A caça predatória já foi a responsável pela extinção de diversas espécies, tornando- se tornando um problema alarmante para o equilíbrio do meio ambiente. Apesar de animais silvestres estarem protegidos pela lei federal, a prática da caça ocorre frequentemente de maneira ilegal

Pesca no extrativismo animal

Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/19/pesca-de-arrasto-no-rio-grande-do-sul-sera-tema-de-debate-na-cma-na-sexta

A pesca não é apontada como um ato ilegal no Brasil, porém é preciso seguir determinadas regras, como a análise do período de reprodução e peso. A exploração da pesca no Brasil é relativamente pequena quando comparada com outros países, visto que a média de consumo por brasileiro é de 6,4 quilos em um ano e a média do Japão é de 52 quilos por ano, por exemplo.

O extrativismo por meio da pesca é muito comum, principalmente em países que têm o peixe como base da alimentação, como por exemplo: Japão, Noruega, Suécia, Finlândia, etc.

Consequências do extrativismo animal

O extrativismo de maneira geral pode gerar muitos problemas socioambientais, como a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, poluição, mudanças no solo e etc.

Apesar de fazer parte das atividades econômicas do país, o extrativismo animal causa diversos danos. A captura de animais vai aumentando na medida que o número de animais vai diminuindo.

É importante controlar a medida que o extrativismo é realizado, pois quando ocorre de forma exagerada e ilegal as consequências para o meio ambiente são ainda maiores e muitos recursos naturais são esgotáveis.

Compartilhe esse conteúdo

Gabriela Luna

Gabriela

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS