fbpx
<strong>O que é adubo orgânico e onde cotar?</strong>

O que é adubo orgânico e onde cotar?

Agronegócio no Brasil 18 de out de 2022
Gabriela
Postado por: Gabriela Luna

O adubo orgânico é um tipo de insumo, comumente utilizado na agricultura. Especialmente por agricultores que prezam por produtos naturais em suas plantações, como é o caso das produções orgânicas.

De onde vem o adubo orgânico?

O adubo orgânico sempre vem do processo de decomposição de algum material, ele pode ser produzido com resquícios de origem animal ou vegetal. Alguns exemplos são: esterco animal, resto de alimentos, folhas secas e grama. 

Adubo orgânico de origem animal

O adubo de origem animal consiste nos excrementos sólidos e líquidos que os animais produzem e pode ser misturado com restos vegetais. 

Esse tipo de adubo possui muitos nutrientes, principalmente o fósforo e o potássio.

Adubo orgânico de origem vegetal

O adubo de origem vegetal é composto pelos restos vegetais das safras. O algodão, a cana de açúcar e o milho deixam de 50 a 80% da matéria original em forma de resíduos orgânicos, já o arroz e o trigo deixam cerca de 30 a 35%.

Quais são os principais tipos de adubo orgânico?

Existem diferentes classificações de adubo orgânico, alguns dos principais tipos que podem ser encontrados são:

Compostagem

É uma técnica que usa a decomposição de restos orgânicos, como folhas secas e restos de alimentos. Pode ser considerada uma reciclagem do lixo orgânico.

Os restos precisam passar pelo processo de decomposição, para que os microrganismos, como por exemplo fungos e bactérias, transformem a matéria orgânica em húmus.

É uma opção de adubo para as plantas, geralmente os produtores colocam a compostagem na terra depois de plantar mudas nas hortas.

Grama

A grama cortada é uma cobertura morta que gera uma fonte de nutrientes muito importante, como o nitrogênio. Além disso, também mantém a umidade do solo, formando uma proteção que reduz a ação de fungos, insetos e plantas daninhas. 

Esterco de animais herbívoros

O esterco de animais como gado, ovelhas, porcos e cavalos é a forma de adubo mais tradicional. Ele é comumente utilizado em plantações, por conta do seu alto potencial fertilizante.

O processo dura cerca de um mês quando executado da maneira correta, revirando os materiais a cada três dias e tendo cuidado com a umidade.

Outras opções

Além desses tipos de produção de adubo orgânico existem outros caminhos que também são naturais e trazem bons rendimentos, como os fertilizantes feitos de matérias orgânicas

Efeitos Condicionadores da adubação orgânica

Uma das maiores vantagens deste tipo de adubo são os efeitos condicionadores, que consistem em:

  • Aumento da capacidade de troca de cátions (CTC): 

A matéria orgânica possui uma superfície maior que a da argila, permitindo uma troca de cátions consideravelmente superior. A CTC garante uma maior fertilidade ao solo.

  • Benefícios na agregação do solo:  

A matéria orgânica forma agregados estáveis, pois atua como agente condicionador de partículas no solo. O potencial erosivo de água nos solos acaba sendo muito menor, pois a matéria orgânica retém de 4 a 6 vezes mais água do que seu próprio peso.

  • Plasticidade e coesão: 

A matéria orgânica tem a capacidade de diminuir o efeito negativo da consistência plástica e a pegajosidade dos solos argilosos quando molhados.

  • Temperatura:

A matéria orgânica não conduz muito calor devido à sua propriedade de armazenar água, com isso as oscilações de temperatura são muito menores.

Onde cotar adubos orgânicos?

A Insumo Agrícola pode te auxiliar no momento de escolher o melhor adubo orgânico para você. Encontre de forma rápida e fácil os melhores fornecedores de insumos agrícolas. Venha fazer a sua cotação e escolher os produtos com o maior custo benefício! 

Compartilhe esse conteúdo

Gabriela Luna

Gabriela

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS