fbpx
Neoextrativismo e extrativismo: entenda as diferenças

Neoextrativismo e extrativismo: entenda as diferenças

Agronegócio no Brasil 9 de ago de 2021
Insumo
Postado por: Insumo Agrícola

você sabia que essas duas práticas possuem algumas diferenças importantes?

Confira abaixo as principais características sobre essas duas formas de utilização dos recursos naturais e como elas se relacionam com a agricultura.

Nessa publicação você verá:

  • O que é Extrativismo?
  • O que é Neoextrativismo?
  • Atividade extrativista no Brasil

O que é Extrativismo?

Extrativismo é o processo de extração de recursos naturais que apresentam possibilidade econômica ou de subsistência, podendo ser vegetal, animal ou mineral.

No Brasil, a atividade extrativista é importante para a economia brasileira pela diversidade natural do país. 

E ainda no período da colonização portuguesa, o extrativismo vegetal já era recorrente com a extração de pau-brasil, por exemplo. 

Atualmente, o extrativismo vegetal já compreende também diversos outros produtos. Além da madeira, os frutos são um bom exemplo.

Mas além do extrativismo vegetal, há também o extrativismo animal e mineral. Veja o que significa cada um:

  • Extrativismo vegetal: A extração vegetal compreende produtos vindos de plantas, como ervas, folhas, troncos e frutos;
  • Extrativismo animal: Já a extração animal se dá a partir da pesca e da caça;
  • Extrativismo mineral: A extração mineral se dá a partir da extração de minérios, como Ferro, Ouro, Cobre, Nióbio, entre outros.

Assim, podemos observar que, no Brasil, a economia extrativa é uma realidade desde os tempos do descobrimento e cresce cada vez mais em função da biodiversidade do país.

Mas então o que significa Neoextrativismo?

O que é Neoextrativismo?

Neoextrativismo é um modelo de desenvolvimento focado no crescimento econômico de uma nação a partir da extração de recursos naturais.

Ou seja, neoextrativismo é uma reconfiguração da ideia de extrativismo, agora considerando também um conjunto de estratégias de desenvolvimento.

Dessa forma, o neoextrativismo geralmente está relacionado com atividades extrativistas direcionadas para a exportação e na maioria das vezes envolve pouco ou nenhum processamento dos recursos extraídos.

E de onde surgiu a necessidade de reconfigurar a ideia de Extrativismo?

Esse conceito surgiu inicialmente para contemplar a atividade extrativista e seus desdobramentos políticos e sociais em países da América Latina.

Desde os anos 90, o extrativismo na América Latina se intensificou cada vez mais e as exportações para o mercado mundial também.

E, por causa disso, a extração dos recursos naturais passou cada vez mais a ser submetida ao controle estatal.

Assim, com o aumento das receitas principalmente em função das exportações, passou-se a financiar programas sociais e de desenvolvimento.

Por essa razão, o neoextrativismo não é apenas a prática da extração de recursos naturais de uma nação para fins econômicos, mas sim um modelo de desenvolvimento econômico.

Alguns teóricos, inclusive, classificam o neoextrativismo como uma versão contemporânea do desenvolvimentismo.

Portanto, os setores extrativistas podem ser considerados pilares do crescimento econômico de uma nação e também da busca pela redução de desigualdades.

O Estado, que antes tinha apenas um papel regulador das práticas extrativistas, agora é um protagonista nessas atividades.

Atividade extrativista no Brasil

No Brasil, a prática extrativista é diretamente responsável pelas receitas de exportação do país.

Extrativismo vegetal

Atualmente, o extrativismo vegetal se dá principalmente a partir da extração e exportação de madeira e frutos, como a borracha.

No entanto, a borracha, produto primário das seringueiras, já não figura como uma das atividades extrativas do Brasil como se dera no Ciclo da Borracha.

Além destes, de forma mais regional, a castanha-do-pará, o palmito e a carnaúba também são importantes recursos vegetais extraídos para exportação.

Extrativismo mineral

A extração de recursos minerais e do petróleo são um exemplo de atividade diretamente ligada com a exportação e que cresce cada vez mais no país.

Segundo notícia veiculada no UOL, a previsão de crescimento das receitas com exportações de minério de ferro é de 60% em 2021, indo para 41,25 bi de dólares.

Extrativismo animal

O extrativismo animal é o com menor relevância econômica entre as três formas de atividade extrativista no Brasil.

A pesca é a forma de extrativismo animal mais relevante, principalmente na região amazônica pela biodiversidade de espécies e pela ampla variedade de rios.

Saiba mais!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre extrativismo e neoextrativismo, que tal conhecer também um pouco sobre agropecuária intensiva?

Outras publicações da Insumo Agrícola que podem te interessar:

Compartilhe esse conteúdo

Insumo Agrícola

Insumo

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS