fbpx
Gestão de Agronegócio: Veja o passo a passo

Gestão de Agronegócio: Veja o passo a passo

Agronegócio no Brasil 9 de fev de 2022
Carolina
Postado por: Carolina Andrade

Você sabe se está fazendo a gestão do seu agronegócio da forma correta? Nesse post te daremos as principais dicas para você organizar tudo o que precisa para uma boa gestão!

A importância do agronegócio no Brasil

O agronegócio representa a maior participação na economia brasileira. Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2017 o agronegócio contribuiu com ¼ do PIB brasileiro.

Com as mudanças tecnológicas, tanto na agricultura quanto na pecuária, é cada vez mais necessário um controle adequado das atividades rurais. Isso impacta diretamente o custo de produção, os lucros e o crescimento do negócio.

Dessa forma, no negócio do campo, com fatores como clima ou pragas que podem prejudicar toda uma produção, é ainda mais importante a profissionalização da gestão do agronegócio

O que você precisa para uma boa gestão do seu agronegócio 

Confira as principais dicas para organizar seu negócio:

  1. Comece pelo planejamento geral – Antes de tudo é importante ter clareza em quais são os seus objetivos e metas. Como você pretende atingi-los? Quais ferramentas você irá utilizar?  
  1. Considere usar um software de gestão – Atualmente existem inúmeros programas que facilitam o controle do seu negócio. Você pode adaptar a sua necessidade, agrupando várias funcionalidades como controle de estoque, marketing, distribuição, financeiro, de atividades semanais etc.
  1. Controle os custos – Ter um conhecimento preciso sobre o valor que entra e sai é um dos pontos mais importantes do controle do seu agronegócio. Assim é possível tomar decisões certeiras a fim de evitar prejuízos e maximizar os lucros, por exemplo. 
  1. Análise dos resultados –  Um dos pontos mais importantes de fazer a gestão está em acompanhar os dados. Ou seja, mês a mês é possível comparar o rendimento, sendo possível estabelecer comparações e identificar onde é possível realizar uma melhoria ou um ajuste de algum processo.
  1. Tenha auxílio de um profissional da área – Hoje é possível encontrar muitas pessoas especializadas apenas na função de gerir um agronegócio. Um gestor de agronegócio é um administrador que entende de como organizar os processos. Caso esteja difícil fazer tudo sozinho, ou pensa em expandir suas operações, é uma opção terceirizar a tarefa!

No início a organização pode parecer um pouco complexa, porém, com o tempo a tendência é que vire rotina acompanhar todos os processos, visualizar os resultados e dominar ainda mais a gestão do seu negócio.

Como a Insumo Agrícola pode ajudar na gestão do agronegócio

Ferramentas como a Insumo Agrícola podem ajudar no planejamento. Isto porque uma vez que você solicita um pedido, receberá diversos orçamentos, devolvendo a possibilidade de negociação e escolha. 

Assim é possível prever quanto será gasto, escolhendo a melhor forma de entrega e tendo uma noção real dos preços do mercado. 

Por isso, se você ainda não fez seu cadastro basta acessar aqui e realizar o seu primeiro pedido!

Compartilhe esse conteúdo

Carolina Andrade

Carolina

? Redatora da agência Ninho Digital, apaixonada por comunicar.

? Formada em Jornalismo (PUCPR) e História (UEPG).

? Pós-graduanda em Antropologia Cultural.

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS