fbpx
Como plantar sementes de soja?

Como plantar sementes de soja?

Agrotech 29 de set de 2022
Gabriela
Postado por: Gabriela Luna

O primeiro registro sobre cultivo de soja na história surgiu há cerca de 5 mil anos atrás, na China. Em 1882 o grão foi cultivado na Bahia de forma experimental, porém apenas em 1901 a soja é de fato introduzida no Brasil, assim se iniciam os cultivos na Estação Agropecuária de Campinas e a distribuição de sementes para os agricultores de São Paulo. 

Atualmente a soja está muito presente no cotidiano do brasileiro, seja no suco das crianças, substituição de proteína, óleo para cozinha e até na composição do biodiesel.  Esse cenário traz uma maior segurança na hora de começar a cultivar, já que pode ser uma atividade muito rentável.

Fonte: https://terramagna.com.br/blog/soja/

Como começar a plantar sementes de soja?

É válido lembrar que assim como em qualquer outra plantação, é preciso estudar sobre a planta. Saber fazer a semeadura, a manutenção e a colheita antes de iniciar o plantio, para assim evitar o prejuízo.

Passo 1: Preparação do solo para plantar sementes de soja

Analisar a qualidade do solo é essencial para que o cultivo seja feito com sucesso. A área deve ter um solo rico em nutrientes, além de ser um local com características de clima e topografia favoráveis. As plantações costumam exigir grandes espaços, portanto garanta que o local tenha um tamanho adequado para o cultivo.  

É necessário retirar qualquer resquício de plantações preexistentes, para que os pés de soja cresçam sem empecilhos. Especialistas indicam arar o solo para moer os restos de outras plantas e utilizá-los como matéria orgânica.

Fazer a análise química do solo é fundamental para que as plantas sejam cultivadas da melhor forma possível, assim serão escolhidas as formulações de adubos mais adequadas para aquele determinado espaço. 

Essa análise possibilita avaliar a fertilidade do solo, o que é importante para decidir a calagem e adubação. É recomendado que a amostragem seja feita cerca de 3 meses antes de iniciar o plantio da soja.

Fonte: https://blog.chbagro.com.br/preparo-e-manejo-do-solo-para-o-plantio-da-soja

Passo 2: Calagem, gessagem e adubação do solo

Após os resultados da análise de solo, a necessidade de realizar a calagem e gessagem deverá ser calculada. 

Quanto a adubação o processo de arado tem um impacto muito positivo para a plantação, porém só isso não é o suficiente. O ideal é renovar os nutrientes do solo adicionando substâncias vitamínicas e fazendo o uso de pesticidas que não sejam prejudiciais, mas que sejam capazes de manter a soja longe das pragas.

Fonte: https://blog.mfrural.com.br/calagem-x-gessagem/

Passo 3: Semeadura das sementes de soja

A época ideal para fazer a semeadura é entre os meses de dezembro e fevereiro, esta parte é uma das mais importantes para obter uma colheita de sucesso.

Inicie o processo fazendo covas para colocar as sementes, a distância de espaçamento aconselhada é de 60 cm entre cada canteiro. Nos cultivares precoces o espaçamento pode ser de 45 cm. Para ajudar na escolha da sua cultivar, uma dica é acessar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Essa ferramenta identifica por região qual a melhor época para o plantio de culturas nos diferentes tipos de solo e ciclos cultivares.

As covas devem ser preenchidas com até três sementes de soja. Vinte e cinco plantas é o máximo que uma fileira pode suportar por metro linear, no plantio de grande pode chegar a trinta sementes por metro linear.

Outro ponto importante é a profundidade, para a soja é indicado de 3 cm a 5 cm. 

A maneira como as plantas são distribuídas na área afeta diretamente nos resultados das lavouras, por isso é importante respeitar os espaçamentos para que um pé de soja não interfira no crescimento de outro.

Fonte: https://blog.aegro.com.br/profundidade-uniforme-no-plantio/

Passo 4: Manutenção do plantio de soja

Para ter uma boa produtividade é necessário acompanhar o plantio, não basta apenas plantar e aguardar o resultado. A manutenção do plantio é crucial para evitar eventuais problemas que afetem o crescimento das plantas.

Consequentemente, é importante acompanhar a plantação todos os dias, para assim impedir infestações de pragas e demais prejuízos.

Passo 5: Colheita da soja

O momento em que deve ser feita a colheita é quando os grãos apresentarem um teor de umidade de 15% a 16%. 

Devem ser utilizadas colheitadeiras profissionais, assim as perdas serão menores do que com qualquer outro método. E depois de serem colhidos, os grãos devem ser secos de forma natural.
Para armazenar a soja alguns agricultores optam por deixar em cooperativas, já que o armazenamento dos grãos necessita de cuidados especiais.

Fonte: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/agro/2021/04/790415-colheita-da-soja-atinge-80-da-area-no-estado.html

Como escolher a melhor opção de semente de soja para você?

Com a Insumo Agrícola você encontra os melhores fornecedores de forma rápida e sem complicação. Solicite uma cotação com a gente e receba vários orçamentos.

Compartilhe esse conteúdo

Gabriela Luna

Gabriela

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS