fbpx
Conheça as funções e vantagens do Cloreto de Potássio para a agricultura

Conheça as funções e vantagens do Cloreto de Potássio para a agricultura

Agronegócio no Brasil 15 de fev de 2023
Mariana
Postado por: Mariana Soares

O Cloreto de Potássio no adubo é muito utilizado na agricultura brasileira, em especial pelos benefícios oferecidos aos mais diversos cultivos. 

Dentre as principais vantagens no seu uso, sem sombra de dúvidas  está a garantia que o fertilizante oferece para assegurar uma maior produtividade nas plantações.

Por conta disso, o Cloreto de Potássio no adubo se tornou bastante popular no Brasil, sendo inclusive o fertilizante mais importado em nosso país. 

Por ter Potássio em sua composição, esse adubo é responsável por disponibilizar de forma otimizada e mais rápida inúmeros nutrientes para o solo e para a planta.

Que tal conhecer mais a fundo sobre esse tão famoso fertilizante, e saber como aproveitar suas principais qualidades para se destacar no agronegócio? Confira a função do Cloreto de Potássio no adubo e suas principais vantagens!

O que é o Cloreto de Potássio?

O Cloreto de Potássio é uma fórmula química conhecida como KCl, sendo composta pela mistura de Cloro e Potássio. 

Nessa área, ele é considerado um haleto metálico salino extraído diretamente da silvita e da carnalita — minerais bastante conhecidos e presentes ao redor do mundo.

Entretanto, o Cloreto de Potássio também pode ser produzido por meio de outros métodos, como o processo no qual se capta o subproduto do ácido nítrico adquirido por meio da junção de ácido clorídrico e nitrato de potássio.

Este composto apresenta inúmeras funções nas mais variadas áreas do dia a dia, como a medicina, a área farmacêutica e as indústrias. Mas seu lugar de maior destaque é na agricultura, onde é muito utilizado no adubo para fornecer nutrientes às plantas.

Para que serve o cloreto de potássio nas plantas?

O cloreto de potássio no adubo é uma excelente alternativa para otimizar sua produção, aumentar seus lucros e desenvolver a plantação da melhor forma possível. 

Afinal, o potássio presente na fórmula de KCl é um dos nutrientes que mais é absorvido pelas plantas, além de ser fundamental para o seu desenvolvimento.

O potássio é um nutriente envolvido diretamente no crescimento da planta, otimizando sua produção e garantindo que ela cresça com qualidade. 

O cloreto de potássio tem como principais funções para as plantas:

  • Garantir a qualidade do produto cultivado;
  • Participar da ativação enzimática;
  • Participar da síntese de proteínas;
  • Atuar na realização da fotossíntese;
  • Transportar os fotossintatos no tecido vivo da planta;
  • Regular a absorção de água pelas células da planta;
  • Amenizar os diferentes estresses sofridos, sejam extrínsecos ou intrínsecos.

Por esses motivos, saber como aplicar o cloreto de potássio no adubo para a nutrição das plantas é de grande importância na hora de administrar uma produção rural.

De acordo com estudos de solo promovidos pela Embrapa [1], uma grande parcela das terras brasileiras apresenta baixa quantidade de Potássio em sua composição. Ou seja, as plantas podem sofrer com a deficiência desse nutriente.

Já que o Cloreto de Potássio no adubo apresenta uma grande concentração de Potássio — cerca de 53% —, sua fórmula foi popularizada e ele se tornou a principal fonte deste nutriente para as plantações. 

Dessa forma, o uso do fertilizante se difundiu no cenário agrícola e é amplamente utilizado em diversos cultivos ao redor do país.

Quais são as vantagens de usar cloreto de potássio no adubo?

Para além das suas funcionalidades, a principal vantagem do Cloreto de Potássio para as plantas está na rápida absorção do nutriente.

Entretanto, além dos benefícios para os cultivos, o fertilizante oferece diversas vantagens no cotidiano do produtor rural.

Portanto, não só pela atuação na plantação como também pela sua praticidade de uso, o fertilizante de cloreto de potássio se mostra uma excelente solução para o cultivo. 

As principais vantagens do seu uso incluem:

Aumento da produtividade das plantas

O potássio é um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas, e a adição de cloreto de potássio ao solo pode aumentar a produtividade delas, melhorando o tamanho e a qualidade dos frutos e sementes.

Melhora a resistência das plantas a doenças e estresses ambientais

O potássio é importante para a regulação da abertura e fechamento dos estômatos, que são as estruturas das plantas responsáveis pela troca de gases e pela transpiração. 

Uma disponibilidade adequada do nutriente ajuda a planta a manter a sua hidratação e auxilia na resistência a estresses ambientais, como seca, baixas temperaturas, e ataques de doenças e insetos.

Melhora a qualidade do solo

O potássio ajuda a melhorar a estrutura do solo, aumentando sua capacidade de reter água e outros nutrientes, além de também atuar na redução da erosão do solo.

Reduz a dependência de fertilizantes nitrogenados

O nutriente também pode ajudar a reduzir a necessidade de fertilizantes nitrogenados, o que também pode reduzir os custos de produção e minimizar a poluição ambiental associada à aplicação excessiva destes fertilizantes.

Distribuição ágil

Por ser altamente solúvel na água, a distribuição do adubo com cloreto de potássio se torna mais ágil, pois ele espalha mais rápido em toda a extensão do solo e da plantação.

Uso seguro e confiável

Com a quantidade ideal e necessária de Potássio para a planta, o cloreto de potássio não agride o solo e nem o ambiente.

Quando aplicar cloreto de potássio na soja?

É claro que não poderíamos deixar a soja de fora — afinal, o Brasil é o maior produtor desta leguminosa no mundo [2], além de ser um dos produtos mais solicitados no cenário agroeconômico. 

Saber quando aplicar cloreto de potássio na soja é fundamental para aumentar sua produtividade e a qualidade do produto final.

É necessário deixar claro que o momento de aplicar o cloreto de potássio no adubo da soja deve ser antes que se note sua deficiência a partir de sinais visuais.

A partir do momento em que esses sinais são notados, muito provavelmente a produção já foi comprometida. 

Quais são as consequências da deficiência de potássio na soja?

  • Manchas nas bordas das plantas, que evoluem para necrose;
  • Grãos com baixíssimo potencial de germinação;
  • Atraso em sua maturação;
  • Retenção foliar;
  • Hastes verdes.

Como esse adubo apresenta inúmeros benefícios para o desenvolvimento de plantas, não seria diferente com a soja. Pela planta, ele é considerado o segundo nutriente mais importante para o seu desenvolvimento, atrás apenas do nitrogênio.

O potássio atua em fatores importantes da soja, como a altura das plantas, sua produtividade e o seu índice de matéria seca. Esses pontos são fundamentais, uma vez que otimizam a rentabilidade da produção.

Onde encontrar cloreto de potássio?

Para encontrar cloreto de potássio e aproveitar todas as vantagens que o fertilizante possui, você não precisa nem sair de casa.

A Insumo Agrícola conecta a cadeia do agronegócio, de forma rápida e segura, oferecendo as melhores oportunidades de compra e venda de fertilizantes, herbicidas e sementes através da conexão entre produtor, distribuidor (revenda, cooperativa, etc.) e fabricante (misturadoras e importadores).

Com a Insumo Agrícola, você encontra os melhores revendedores de fertilizantes, pode fazer várias cotações de forma gratuita e receber diversos orçamentos.

Passo a passo para fazer o seu orçamento gratuito de cloreto de potássio na Insumo Agrícola

  1. Faça o cadastro na plataforma aqui.
  2. Em seguida, faça o login na sua conta.
  3. Faça seus pedidos de cotação escolhendo os produtos, quantidades, endereço de entrega, forma de pagamento e urgência no recebimento dos orçamentos.
  4. Receba, analise e compare os orçamentos recebidos para tomar a melhor decisão.
  5. Você pode negociar as melhores condições de frete e preço para fechar sua compra
  6. Feche o negócio e aproveite, pois você escolheu a melhor forma de comprar insumos para sua produção rural.

Para saber mais sobre todos os benefícios que a Insumo Agrícola oferece para produtores rurais de todo o Brasil, clique aqui!E se ficou com alguma dúvida, basta nos enviar uma mensagem no WhatsApp que estamos prontos para te atender.

Compartilhe esse conteúdo

Mariana Soares

Mariana

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS