fbpx

Boas práticas de manejo auxiliam no controle de Nematóides

Agrotech 5 de set de 2020
Insumo
Postado por: Insumo Agrícola

Os nematóides são vermes com corpos semelhantes a fios, cilíndricos e geralmente alongados, invisíveis a olho nu. Na agricultura, os nematóides mais importantes são: Meloidogyne, Heterodera, Globodera, Pratylenchus, Rodopholus, Rotylenchulus, Nacobbus e Tylenchulus. 
Estes parasitas atacam as raízes e outras partes da planta, causando atrofiamento e redução do rendimento. As plantas infectadas não estão apenas enfraquecidas, mas seus sistemas de raízes são mais suscetíveis a infecções secundárias por fungos ou bactérias.

Meloidogyne sp. em raízes de feijão comum (Phaseolus vulgaris)

Por viverem no solo e na água, chegam às áreas de cultivo por meio da água de irrigação, ventos fortes, mudas produzidas em substratos ou solos infectados, trânsito de máquinas e implementos agrícolas contaminados além do movimento de animais e de pessoas na área. 
A correta identificação é o primeiro passo quando se suspeita da ocorrência destes parasitas na área.  Os primeiros sinais começam a ser percebidos na parte aérea da planta, que passa a ter dificuldade para retirar água e nutrientes do solo. Normalmente, os ataques ocorrem nas reboleiras, onde as plantas apresentam menor crescimento e amarelecimento das folhas.
A segunda etapa é determinar se nível de incidência é alto o suficiente para prejudicar a produção, ou seja, o monitoramento deve ser constante.  A coleta de amostras para análise é feita em pequenas porções de solo (em torno de 200g), também chamadas de subamostras, que deverão ser compostas de algumas raízes. Recomenda-se coletar em torno de 15-20 subamostras por hectare em profundidade de 20-30 cm ao redor das plantas (deve-se caminhar em zig-zag pela área suspeita). Após a coleta, as subamostras devem ser homogeneizadas em sacos de polietileno formando amostras compostas de cerca de 400-500g de solo homogeneizado e 200-300 gramas de raízes coletadas aleatoriamente.A amostra composta deve ser identificada e enviada para um laboratório especializado.
Além da humidade e temperatura, o solo e tipo do manejo afetam diretamente a taxa de reprodução destes organismos.  Sua taxa reprodutiva é mais lenta em temperaturas mais frias, então as populações se acumulam mais lentamente. Assim, regiões mais frias, tem menos probabilidade de serem danificadas. 

Práticas de manejo de nematóides 

Isolamento: Uma vez que um problema de nematóides é confirmado áreas afetadas e plantas devem ser isoladas porque transplantes, máquinas e água de irrigação podem espalhar os parasitas para demais regiões. 
Rotação de culturas e o uso de plantas de cobertura: culturas suscetíveis como couve, feijão, pepino, melão, melancia, batata, batata doce e tomate devem ser rotacionadas com culturas não hospedeiras, como milho e cucurbitáceas. Rotações de cultivo com espécies não hospedeiras por mais de um ano reduz as populações para abaixo dos níveis prejudiciais, porém não elimina os parasitas da área. 
Aumento da matéria orgânica do solo: maior teor de matéria orgânica do solo protege as plantas contra nematóides, aumentando a capacidade de retenção de água do solo e melhorando a atividade de organismos biológicos de ocorrência natural que competem com os nematóides.
Período de pousio: um período de pousio de dois anos sem plantas suscetíveis no campo diminui as populações de nematóides.
Resistência genética: cultivares resistentes a nematoides pode ser usado para reduzir a incidência de nematoides 
Outras medidas importantes e fáceis de serem adotadas auxiliam no controle e trazem benefícios para a o produtor a curto e a longo prazo. São elas: • limpar os reservatórios de água e os canais de irrigação;• usar mudas produzidas em substratos esterelizados;• lavar cuidadosamente as máquinas e os implementos agrícolas, principalmente, após sua utilização em áreas infestadas pelos vermes;• evitar acesso de pessoas e animais domésticos em áreas infestadas;• evitar plantios consecutivos com culturas suscetíveis ao verme;• expor as camadas profundas do solo à radiação solar nas horas mais quentes do dia.

Compartilhe esse conteúdo

Insumo Agrícola

Insumo

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS