fbpx
Agronegócio: PIB de 2021 pode ser o maior

Agronegócio: PIB de 2021 pode ser o maior

Agronegócio no Brasil 28 de jun de 2021
Insumo
Postado por: Insumo Agrícola

A definição mais básica de Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma economia durante um certo período de tempo. O PIB do Agronegócio brasileiro é calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

O agronegócio no pib brasileiro!

De acordo com um estudo realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Cepea, o agronegócio ampliou sua participação no PIB total do país, de 20,5% (2019) para 26,6%, em 2020.

Segundo o estudo, todos os segmentos da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro tiveram alta em 2020: 

  • Setor primário – atividade dentro das fazendas (+56,59%);
  • Agrosserviços (+20,93%);
  • Agroindústria (+8,72%); 
  • Insumos (+6,72%).

Mas, o ano de 2021 promete ser ainda melhor. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou em março deste ano, a nova projeção do Valor Adicionado (VA) do setor agropecuário. A estimativa de crescimento do setor passou de 1,5% para 2,2%. 

Os pesquisadores levaram em conta as estimativas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e as Pesquisas Trimestrais do Abate, Produção de Ovos de Galinha e Leite.

O Valor Adicionado é dividido em dois componentes: produção animal e produção vegetal. Isto é, produção agropecuária (bovinos, suínos, aves, peixes e afins) e, produção agrícola (lavoura, exploração florestal e silviculutra).

O crescimento impulsionado pela Agricultura!

E as notícias sobre o aumento do PIB do agronegócio brasileiro são ainda melhores quando analisamos o setor agrícola de forma isolada. 

De acordo com estudo publicado no último dia 10, pelo CNA e CEPEA, o setor agrícola, especialmente nos segmentos de: insumos, agroindústria e agrosserviços, teve aumento de 7,99% no primeiro trimestre deste ano.

O estudo revelou que o expressivo crescimento do PIB da agricultura dentro da porteira, decorreu principalmente pelo aumento dos preços reais e pelo alto volume da produção de soja. 

Por outro lado, o aumento do preço de insumos agrícolas acabou segurando o crescimento do setor primário agrícola dentro do PIB do agronegócio. E, por isso, a demanda pela procura de fornecedores de insumos tem aumentado cada vez mais. 

A Insumo Agrícola dispõe de uma plataforma inovadora, em que produtores podem fazer cotações de preço de insumos e encontrar fornecedores por todo o Brasil. Experimente!

O segmento de insumos no PIB do Agronegócio

O estudo do CEPEA e da CNA também mostrou que o segmento de insumos cresceu 9,91% no primeiro trimestre de 2021. 

O ramo pecuário teve a  alta mais expressiva (15,64%), impulsionado pela indústria de rações. Já, o segmento de insumos agrícolas avançou (6,65%), influenciado pelo aumento de produções de defensivos, máquinas e fertilizantes. 

Veja em detalhes na figura abaixo:

Há projeções de 24,46% de alta no faturamento anual da indústria de fertilizantes e corretivos de solo. A oferta global restrita de fosfatados e o Real desvalorizado frente ao dólar serão determinantes para esse avanço.

Já na indústria de defensivos, projeta-se crescimento de 17,62% do faturamento anual, que vem sendo impulsionado pelo aumento da produção anual, em 27,80%. 

E, por fim, no setor de máquinas agrícolas, o estudo projeta um crescimento de 59,22% no faturamento anual. Na expectativa da combinação de alta de 14,38% dos preços reais e incremento esperado de 39,20% para a produção anual.

Cenário atual do PIB do Agro

Por fim, é importante ressaltar que o PIB do agronegócio é calculado tendo o ano de 2010 como o ano-base para gerar a série histórica de crescimento. 

Portanto, os cálculos do PIB do agronegócio brasileiro resultam em dois indicadores principais que, por sua vez, retratam o comportamento do setor de formas diferentes.

O PIB-renda do Agronegócio: equivale ao PIB divulgado anteriormente pelo Cepea. Ele reflete a renda real do setor, sendo consideradas no cálculo variações de volume e de preços reais, sendo estes deflacionados pelo deflator implícito do PIB nacional.

E, o PIB-volume Agronegócio: calculado pelo critério de preços constantes. Resulta daí a variação apenas do volume de produção. Este é o indicador de PIB comparável às variações apresentadas pelo IBGE.

O agronegócio é entendido como a soma de quatro segmentos: 

  1. insumos para a agropecuária; 
  2. produção agropecuária básica (ou primária);
  3. agroindústria (processamento); 
  4. agrosserviços.

A análise desse conjunto de segmentos é feita para o ramo agrícola (vegetal) e para o pecuário (animal). Ao serem somados, com as devidas ponderações, obtém-se a análise do agronegócio.

Fique ligado!

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do agronegócio acompanhando o Blog da Insumo Agrícola

Aqui vão alguns outros posts que você pode se interessar:

Compartilhe esse conteúdo

Insumo Agrícola

Insumo

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS