fbpx
Agronegócio 4.0: como ele está mudando o mundo

Agronegócio 4.0: como ele está mudando o mundo

Agrotech 16 de dez de 2021
Carolina
Postado por: Carolina Andrade

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, nos últimos 47 anos no Brasil, o agronegócio cresceu em média 3,22% ao ano. Em alguns períodos chegou a 4,3%, superando países como os Estados Unidos. A grande responsável por 60% desse resultado é a tecnologia, que dá vez ao Agronegócio 4.0.

A agricultura e a agropecuária vivem em constantes transformações, seja nos modos de produção e cuidados com os animais, até no desenvolvimento de novos produtos químicos, rações ou sementes modificadas.

A era da convergência e a migração para uma sociedade digital estão criando espaços para tecnologias que podem ser aplicadas em diversas atividades agrícolas e pecuárias.  São infinitas possibilidades que otimizam um trabalho que mecanicamente demandaria muito tempo ou investimento.

Mas o que é o Agronegócio 4.0?

A produção rural do futuro irá se desenvolver através de mercados digitais, dados, monitoramento feito por drones, máquinas completas e outras inteligências guiadas por algum tipo de tecnologia.

Tudo isso é chamado de Agronegócio 4.0, que envolve uma série de avanços, possibilitando a união com outras áreas, promovendo o aumento do retorno financeiro e a diminuição do impacto ambiental. 

Se você não está familiarizado com as palavras do agronegócio 4.0, no final desta matéria disponibilizamos um dicionário!

Fonte: Freepik

Exemplos da união entre tecnologia e agronegócio

Conheça alguns cases de sucesso que demonstram uniões entre tecnologia e agropecuária e que fizeram a diferença no avanço do Agronegócio 4.0 no mundo:

  • Biotecnologia – A união dessa área com a agricultura e agropecuária resultou no chamado melhoramento genético. Consiste em uma seleção das sementes ou dos animais que possuem características de maior resistência. Dessa forma, há um maior aproveitamento e lucratividade através da reprodução dessas espécies. 

A soja teve um crescimento de 501% em produção nos últimos 30 anos no Brasil, porém, em extensão de área utilizada para plantio, o aumento foi de apenas 220,87%, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Este dado demonstra um aumento da produtividade sem um aumento do espaço significativo, através da biotecnologia.

  • Robótica: Com o crescimento das startups voltadas para o campo, diversas inovações têm ganhado destaque. O uso de drones, conhecidos por robôs aéreos, ganhou espaço no campo por sua multifuncionalidade. Mapeamento do território, pulverização e irrigação, monitoramento de fronteira, análise de solos e até recuperação de animais perdidos são algumas das funções.

Segundo a empresa DronePlay, houve um aumento de 99,7% nos voos e 82% no número de usuários no mundo todo comparado ao primeiro trimestre de 2019.

  • Softwares: Hoje é possível encontrar diversos programas que auxiliam na organização, planejamento e gerenciamento do agronegócio através de um conjunto de recursos. Assim é possível acompanhar a evolução das produções agropecuárias, obter dados, prever gastos e muito mais.

Como a Insumo Agrícola faz parte da revolução do Agronegócio 4.0?

Acompanhando as tendências do mercado agro, a plataforma Insumo foi criada para solucionar um desafio muito comum entre produtores e fornecedores: a escassez de insumos.

Dessa forma, ao realizar o cadastro na plataforma, os fornecedores encontram como e para quem vender insumos. Da mesma forma, um produtor encontra aquilo que precisa para produção.

Uma solução completa e ágil, uma vez que oferece segurança e facilidade no momento da negociação de insumos agrícolas. São ideias como essa que colocam o Brasil em posição de destaque na revolução do agronegócio

Quer saber mais sobre como fazer negócio através do Insumo Agrícola? Acesso nosso site

Dicionário 4.0: palavras que você precisa saber

Para você ficar por dentro dos termos usados nessa transformação do agronegócio, separamos alguns que são importantes:

  • Startups – É um grupo de pessoas que estão iniciando uma empresa emergente, em um molde diferente de trabalho. Geralmente possuem um grande potencial de consolidação e crescimento. 
  • Agrotec, Agrotech ou AgTechs – São startups focadas na revolução digital do agronegócio. Elas procuram inovações que tragam mais e melhores resultados no campo.
  • Agricultura ou pecuária Hi-tech – Uma fazenda ou uma agricultura hi-tech nada mais é que um negócio que utiliza muitas tecnologias.

Gostou dessa matéria? Leia mais sobre sobre agronegócio

Compartilhe esse conteúdo

Carolina Andrade

Carolina

? Redatora da agência Ninho Digital, apaixonada por comunicar.

? Formada em Jornalismo (PUCPR) e História (UEPG).

? Pós-graduanda em Antropologia Cultural.

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS