fbpx
Agricultura comercial: quais são as características?

Agricultura comercial: quais são as características?

Agronegócio no Brasil 9 de fev de 2022
Carolina
Postado por: Carolina Andrade

A agricultura surgiu como forma de sobrevivência, e conforme o avanço do domínio das técnicas agrícolas, tornou possível a sedentarização do homem e o consequente desenvolvimento da humanidade. 

Com o passar do tempo, o avanço tecnológico e científico contribuiu para novas formas de cultivo dos alimentos, impactando toda a produção.  Alguns exemplos são a possibilidade de previsão do tempo, controle de pragas, modificações genéticas e máquinas de todos os tipos.

O que é agricultura comercial?

A chamada agricultura comercial é a categoria de cultivo que tem como principal objetivo uma produção em grande escala. As principais características da agricultura comercial são:

  • Cultivo de um único produto;
  • Voltado para o mercado externo ou interno;
  • Grandes extensões de terra;
  • Uso de tecnologia e mecanização;
  • Produtividade alta.

As definições da agricultura comercial são marcantes e ela se difere das demais agriculturas principalmente pela finalidade de comercialização, como o próprio nome indica.  A agricultura comercial abastece todo o mercado e impacta diversos outros setores.

Os benefícios da agricultura comercial para o Brasil

O ganho econômico é uma das principais consequências da modernização da agricultura e coloca o Brasil em destaque no mundo.

Segundo um panorama organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2020, 48% das exportações brasileiras foram de produtos do agronegócio, colocando o Brasil em 4º lugar no ranking de maiores exportadores.

Além disso, a agricultura comercial é uma importante geradora de empregos, tendo 1 em cada 3 brasileiros atuando no setor. Em 2015, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 32,3% dos trabalhadores brasileiros eram do agronegócio.

Além dos impactos diretos, também existem aqueles indiretos, uma vez que todos os produtos gerados na agricultura comercial abastecem a indústria e se transformam. 

Como as AgTechs ajudam a agricultura comercial?

A agricultura moderna enfrenta desafios, e para isso, as AgTechs, ou startups do agronegócio, promovem ideias ligadas à tecnologia, com o objetivo de solucionar possíveis problemas. 

No país, com frequência o agronegócio enfrenta escassez e alta nos preços de insumos agropecuários. 

Pensando nisso, a Insumo Agrícola desenvolveu a plataforma com a finalidade de unir produtores, fornecedores, revendedores e fabricantes em um só lugar, possibilitando bons negócios.

Quer saber mais sobre como a plataforma funciona? Nos envie um Whatsapp!

Compartilhe esse conteúdo

Carolina Andrade

Carolina

? Redatora da agência Ninho Digital, apaixonada por comunicar.

? Formada em Jornalismo (PUCPR) e História (UEPG).

? Pós-graduanda em Antropologia Cultural.

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS