A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISA pecuária é uma atividade onde existe grande desinformação e onde poucos a consideram um projeto empresarial devido à informalidade. Saiba quais etapas devem ser analisadas em um projeto pecuário.
Sergio Latorre Muñoz, tecnólogo agrícola com especialização em desenvolvimento gerencial, indica em conversa com Fedegán que “ devemos começar a fazer com que as pessoas vejam que a pecuária deve ser gerida como uma empresa , pois não pode ser uma atividade operada como os ancestrais que o fizeram. era simplesmente uma fazenda onde tinham animais que às vezes davam dinheiro e outras vezes não.”
Na última década, os interessados na pecuária que possuem fazendas estão cada vez mais informados sobre o setor, mas também sobre finanças, custos e indicadores, que servem para avaliar tudo o que se faz na pecuária.
“A pecuária é um fator importante no PIB brasileiro porque influencia 7,2% (2023), também representa 23,8% do PIB agrícola. Isso nos mostra que a atividade pecuária é um negócio de extrema importância e, como tal, devemos estar atentos a ela”, afirma Latorre.
É por isso que deve ser tratada como uma empresa, tendo em conta que todas as empresas evoluem ao longo do tempo e que não estabelece políticas definitivas, mas sim que mudam de acordo com o que acontece com as inovações.
“Como qualquer projeto, ele tem algumas etapas e para ter sucesso deve ter um esboço muito claro. Ou seja, qualquer projeto tem um começo e um ideal, um precursor e parceiros que dão uma diretriz para começar”, sendo este o primeiro passo.
Depois da ideia inicial, é preciso começar a planejar como menciona Latorre Muñoz, tudo isso porque quando você não sabe para onde vai, qualquer caminho parece funcionar. “Mas se tenho algo planejado, organizado e definido já começo a traçar um objetivo claro de onde vou chegar”, comenta.
Depois deste processo vem a execução de tudo o que foi planejado , pois até agora é compreensível que cada etapa dependa diretamente da anterior, sendo esta muito importante na formação do projeto pecuário.
“Na execução, são feitas medidas corretivas de acordo com o apurado e depois continuam com a etapa de monitoramento e depois com controle ”, afirma Latorre Muñoz.
Esse controle é focado em medições, pois o profissional afirma que nada que não seja medido não pode ser controlado, portanto absolutamente todas as ações realizadas em uma fazenda devem ser medidas.
Nas palavras de Latorre Muñoz, “a pecuária é uma empresa que tem muitos fatores que alteram a projeção inicial como os fatores climáticos, sociais e ecológicos, por isso deve ser um projeto no qual temos que ser muito versáteis”.
Após esta etapa de controle vêm as novas ações que são realizadas levando em consideração os erros cometidos . Essas obras devem ser melhorias feitas para atingir o objetivo traçado no início do projeto.
Insumo Agrícola é a conexão que fortalece o agro do Brasil
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISO cultivo de plantas medicinais tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado pela busca por alternativas naturais para o cuidado...
LEIA MAISA manutenção das máquinas agrícolas é um dos aspectos mais críticos para garantir o sucesso de qualquer operação agrícola,...
LEIA MAIS