A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISEsta condição, caracterizada por baixos níveis de oxigénio no sangue , pode ter um impacto significativo na produtividade e na saúde dos animais. Estes níveis baixos devem-se a uma diminuição na concentração de hemoglobina, a proteína que transporta o oxigénio por todo o corpo, e/ou a uma diminuição no número de glóbulos vermelhos no sangue (hematócrito).
Segundo González Camacho, « a prevalência de anemia na pecuária é elevada . Um dos fatores mais importantes são os hemoparasitas, que são observados especialmente em áreas tropicais como a Região Cafeeira e o norte do Vale, onde estamos localizados.
«Isto significa que a produtividade é visivelmente afetada, tanto na produção leiteira como na criação, porque o estado dos animais diminui. Quando não há transporte adequado de oxigénio por falta de glóbulos vermelhos, os danos são maiores, podendo até desencadear a morte dos animais, pelo que estas perdas económicas são elevadas ”, acrescentou.
O diagnóstico precoce é crucial para combater a anemia. Embora seja difícil diagnosticá-la em campo, apenas empiricamente, os testes para detectá-la tornaram-se mais rápidos e acessíveis aos produtores.
«Hoje é relativamente fácil levar uma amostra de sangue aos laboratórios das cidades intermediárias, onde as clínicas veterinárias fazem hemogramas para obter o resultado em menos de 12 horas . Isto permite iniciar um tratamento presuntivo para não deixar passar tanto tempo sem tratamento enquanto se espera pelos resultados definitivos”, notou.
O especialista recomenda que os agricultores e cuidadores fiquem atentos a qualquer alteração no comportamento dos animais , como letargia, diminuição do consumo de comida e água. Variáveis fisiológicas como a temperatura corporal do animal também devem ser analisadas.
Nestes casos, o ideal é colher uma amostra de sangue e realizar um hemograma e um exame de hemoparasitas em caso de suspeita para detectar anaplasmose, babesiose ou tripanossomíase, entre outras.
“Agora, quando é feito o hemograma, você pode descartar se é anemia ou pode ser um problema infeccioso, que pode ser indicativo de leucocitose e, assim, adiantar o tratamento ”, disse o veterinário.
Além dos exames periódicos, o veterinário recomenda avaliar as condições nutricionais do gado , principalmente em épocas de estiagem, quando a qualidade e a quantidade do pasto diminuem. Você também deve verificar todo o lote de animais, pois pode haver alguns que estejam doentes, mas não sejam sintomáticos.
González Camacho também enfatizou a importância do apoio profissional, destacando que os veterinários são treinados para interpretar os intervalos e números dos exames de sangue e, assim, determinar o tratamento adequado.
«Nós, profissionais, somos treinados para interpretar esses números porque eles são tratados em faixa. “Se você for observar a hemoglobina ou os eritrócitos, deve verificar se eles estão diminuindo ou aumentando e determinar como lidar com a situação ”, explicou.
A anemia em bovinos requer atenção constante, diagnóstico oportuno e manejo profissional para garantir a saúde e a produtividade dos animais. Seguindo as recomendações dos especialistas, você pode lidar com essa condição de maneira eficaz.
Insumo Agrícola é a conexão que fortalece o agro do Brasil
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISO cultivo de plantas medicinais tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado pela busca por alternativas naturais para o cuidado...
LEIA MAISA manutenção das máquinas agrícolas é um dos aspectos mais críticos para garantir o sucesso de qualquer operação agrícola,...
LEIA MAIS