fbpx

Aprenda como manusear sêmen bovino para criopreservação

Gestão de Agronegócio 7 de maio de 2024
Patric
Postado por: Patric Sequeira

A produção de palhetas de sêmen criopreservadas envolve uma série de etapas coordenadas que vão desde a obtenção da amostra de sêmen até o transporte, diluição, palhagem, congelamento e armazenamento. Se uma dessas etapas não for realizada de maneira ideal, a fertilidade fica comprometida e não haverá produção de palhetas criopreservadas.

Se todas as etapas anteriores forem realizadas adequadamente, o material seminal congelado poderá ser preservado por muitos anos , com garantia de viabilidade e fertilidade para futuros programas de inseminação artificial ou para processos de produção de embriões in vitro, conforme o “ Guia de manejo de bovinos”. sêmen durante coleta e envio para criopreservação de palhetas seminais ”, publicado pela Agrosavia.

Aí lembra-se que a obtenção de material seminal bovino tem sido utilizada em programas de melhoramento genético, com o objetivo de criopreservar os espermatozoides de animais de alto mérito genético e formar bancos de germoplasma para a preservação de raças crioulas.

As biotecnologias reprodutivas são uma ferramenta de grande importância nos rebanhos pecuários, pois permitem acelerar os ganhos genéticos , melhorar as eficiências produtivas, ter maior controle do estado de saúde e manipular os ciclos de produção para maximizar os parâmetros de desempenho.

A implementação destas biotecnologias tem possibilitado a disseminação de material reprodutivo de animais selecionados em todo o mundo, pois permite que apenas os melhores reprodutores sejam escolhidos como pais da próxima geração, o que resulta na obtenção de um grande número de descendentes por touro.

A inseminação artificial foi originalmente desenvolvida por razões de saúde. No entanto, assim que as técnicas de criopreservação se tornaram disponíveis, as suas vantagens económicas tornaram-se evidentes através de melhorias na fertilidade e aceleração do progresso genético. Atualmente, com a produção in vitro de embriões, a possibilidade de reduzir o número de espermatozoides por dose durante a fertilização in vitro sem comprometer a taxa de fertilidade é um fator que permite aumentar o número de concepções e descendentes obtidos de touros e vacas geneticamente superiores.

O processo
Para atingir altas taxas de fertilidade com palhetas criopreservadas , é necessário um manejo rigoroso desde a coleta e envio do sêmen, bem como durante os processos de campo na inseminação artificial ou nos processos laboratoriais na fertilização in vitro.

O anterior inclui a coleta de material seminal por unidades de coleta certificadas pelo Instituto Agrícola Colombiano (ICA), e a posterior avaliação e processamento das amostras em centros ou laboratórios certificados pelo ICA que possuam equipamentos, ferramentas, técnicas e pessoal treinado para isso. obter um produto final de qualidade.

O principal objetivo do manejo de amostras de sêmen é preservar sua competência em fertilidade , o que é alcançado minimizando a exposição dos espermatozoides a condições estressantes ou prejudiciais. Isto inclui evitar danos aos espermatozoides durante a coleta, transporte, armazenamento e descongelamento, tudo isso devido a choque térmico, formação de cristais de gelo, estresse oxidativo, alteração da membrana espermática, toxicidade crioprotetora e alterações osmóticas.

Portanto, é necessário ter conhecimento adequado do manuseio da amostra seminal, desde o momento da coleta e envio até chegar ao laboratório para processamento . Posteriormente, quando o material seminal estiver congelado, é fundamental o manejo ideal da garrafa térmica criogênica que contém as palhetas, até sua utilização em programas de inseminação artificial ou fertilização in vitro .

Antes da coleta do material seminal deve ser realizado um exame de mérito reprodutivo . Os touros selecionados como doadores de material seminal devem ser submetidos a um exame clínico completo por um veterinário, que inclui o trato reprodutivo externo e interno, para detectar possíveis problemas em sua conformação física. Este exame deve incluir a medição da circunferência escrotal, bem como uma avaliação da motilidade e morfologia dos espermatozoides.

Da mesma forma, é importante levar em conta as doenças reprodutivas cujo controle sanitário é exigido pelo ICA para a coleta de gado doador. Os diagnósticos negativos devem ser obtidos em laboratório oficial do ICA ou em laboratório privado cadastrado nesta instituição. Porém, quando os touros doadores provêm de rebanho livre de tuberculose e brucelose, ficam dispensados ​​da realização desses testes.

Insumo Agrícola é a conexão que fortalece o agro do Brasil

Conheça nossa plataforma

Compartilhe esse conteúdo

Patric Sequeira

Patric

Deixe seu comentário

Materiais em alta

PARA VOCÊ
A Importância da Fertilização no Crescimento Saudável das Lavouras
Insumos Agropecuários 4 de out de 2024

A Importância da Fertilização no Crescimento Saudável das Lavouras

A fertilização é um dos pilares essenciais para o sucesso no agronegócio. Sem uma nutrição adequada, as plantas podem...

LEIA MAIS
A Ingestão Cíclica e Seus Impactos no Seu Rebanho: Entenda Tudo!
Gestão de Agronegócio 25 de set de 2024

A Ingestão Cíclica e Seus Impactos no Seu Rebanho: Entenda Tudo!

Você já ouviu falar sobre a dieta intermitente, aquela que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação? Essa...

LEIA MAIS
Desafios da Digitalização da Agricultura no Matopiba
Agrotech 16 de ago de 2024

Desafios da Digitalização da Agricultura no Matopiba

A digitalização da agricultura no Matopiba, apesar de seus benefícios, enfrenta uma série de desafios que precisam ser superados...

LEIA MAIS