A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISMiguel Flores, veterinário, explica na Gramse Ganadería Eficiente que o produtor deve verificar quais medicamentos ou produtos estão sendo utilizados para controlar o carrapato , levando em consideração que esses organismos não permitem que o gado “cresça ou ganhe peso”. Os animais perdem peso e há problemas de anaplasmose, que afeta muito o gado”
Durante muitos anos, muitos produtos químicos foram usados indiscriminadamente, o que gerou resistência aos carrapatos , então por mais que os produtores tentem controlar esse mal, eles simplesmente não caem mais.
Portanto, o que é preciso fazer é “ colher algumas amostras e fazer um estudo para saber quais produtos são sensíveis aos carrapatos e quais podem ser utilizados ”, explica Flores.
A ideia é que quando os resultados dos estudos estiverem disponíveis, o produtor, junto com seu veterinário, possa fazer uma análise de quais produtos são adequados para o controle de carrapatos dentro de sua pecuária .
Segundo Flores, para a realização desses estudos “devem ser colhidas amostras vivas de carrapatos, ou seja, retiradas dos animais e armazenadas em um frasco. Isso é enviado ao laboratório, para que depois nos enviem o resultado .”
A especialista diz que esse pote deve ser preferencialmente de plástico, e que, dentro dele, deve-se colocar uma toalha úmida, mas não completamente molhada. A ideia é que sejam adicionados carrapatos cheios de sangue nesse frasco, que deve ter alguns furos para que esses organismos possam respirar para chegarem vivos ao laboratório.
Um ponto que o especialista destaca é que esse processo deve ser realizado na companhia de um profissional de medicina veterinária , para que as ações sejam realizadas sob rigorosas medidas de saúde e bem-estar animal.
Assim que os resultados estiverem disponíveis, o produtor poderá saber “a suscetibilidade que temos com cada produto. Ou seja, o produto que tem 100% de mortalidade em carrapatos é aquele que se diz suscetível .”
Se ao analisar os resultados o agricultor ou veterinário perceber que existem produtos com nota 0, é porque os carrapatos já criaram resistência a esses medicamentos.
Nessa ordem de ideias, ao realizar esse tipo de estudo, o agricultor terá clareza de que está realmente atacando carrapatos no gado, a fim de melhorar a produção e a rentabilidade dentro da pecuária.
Por fim, Flores menciona que “o carrapato deve ser controlado porque às vezes existe um certo grau de resistência a estes produtos”.
Insumo Agrícola é a conexão que fortalece o agro do Brasil
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISO cultivo de plantas medicinais tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado pela busca por alternativas naturais para o cuidado...
LEIA MAISA manutenção das máquinas agrícolas é um dos aspectos mais críticos para garantir o sucesso de qualquer operação agrícola,...
LEIA MAIS