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5 estratégias administrativas pensadas para sua pecuária

Gestão de Agronegócio 3 de maio de 2024
Patric
Postado por: Patric Sequeira

Nos últimos anos, a tecnologia tem desempenhado um papel mais importante nos mercados mundiais. A crise económica, o desemprego, as regulamentações e a concorrência criam um negócio denso que pode tornar-se areia movediça se não houver uma gestão verdadeiramente automatizada das empresas agrícolas.

Neste cenário, a chave para a gestão é gastar muito tempo pensando em estratégias de negócios, em vez de compreender os dados de negócios:

1. Traçar o plano de negócios: O produtor deve pegar o plano de negócios e transformá-lo em modelo para que desta forma se entenda muito mais rapidamente quais são as atividades-chave da empresa agrícola e como elas se relacionam entre si.

Este plano deve incluir uma proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamentos com clientes, fluxos de receitas, recursos-chave, atividades-chave, parceiros-chave e estrutura de custos.

2. Desenhar e compreender o processo de venda: Devemos rever a forma como o agricultor vende seus produtos ou serviços para outras empresas, distribuidores e consumidores finais. Você deve levar em consideração as etapas pelas quais o cliente deve passar desde o momento em que demonstra interesse pelos produtos até a realização do pedido.

3. Descubra o que garante mais vendas e atrai mais clientes: Depois de saber vender, você precisa olhar o que atrai mais vendas e se perguntar se pode melhorar, os pontos fortes e fracos, se possível, automatizar tarefas.

4. Gerencie e classifique seus clientes: As empresas agrícolas possuem diversos tipos de clientes como distribuidores, atacadistas, outras empresas e consumidores finais. Para cada uma delas existe uma forma diferente de vender, por isso é aconselhável organizar os seus clientes para alocar tempo, esforço e recursos àquela que lhe traz mais benefícios sem esquecer as outras.

Uma ideia organizacional é criar categorias de cliente ocasional, cliente médio e cliente fiel, de forma a incluir os clientes em função da sua frequência de compra.

5. Definir tarefas repetitivas: O produtor deve rever cada tarefa que é realizada na pecuária, para tentar detectar quais são as pequenas atividades nas quais se pode economizar tempo e dinheiro.

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