A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISCom o início e o avanço dos ciclos de plantio de milho na Colômbia , novas oportunidades e desafios surgem para os agricultores. Na Colômbia, a produção nacional de milho cresceu 23,4% nos últimos 15 anos, passando de 1,6 milhão de toneladas para 1,9 milhão, a uma taxa média anual de 3,4%; enquanto as importações cresceram 96,5%, a uma taxa anual de 5,5%, passando de 3,3 milhões de toneladas em 2008 para 6,5 milhões em 2022.
Entre as recomendações para obter maior rendimento e qualidade nas lavouras deste cereal, considerado insumo fundamental na alimentação dos colombianos, está o planejamento prévio da comercialização do grão e a clareza do orçamento necessário para maximizar a colheita. potencial.
Segundo Héctor Rincón, líder da categoria de sementes da Corteva Agriscience, “é necessário ter aspectos definidos como clareza das datas de semeadura determinadas para cada região pelo ICA, análise e projeção de custos de máquinas e insumos, mão de obra e fontes de financiamento. É também importante especificar atempadamente se é necessária alavancagem monetária através de entidades bancárias ou fornecedores ”, explica.
Da mesma forma, é fundamental especificar o destino do seu cultivo, venda e comercialização para definir os materiais de milho mais adequados para uso pós-colheita. Nesse sentido, antes do início do ciclo, os especialistas recomendam:
Rever as condições de solo, nutrição e fatores climáticos para preparar o terreno e o manejo de plantio que garanta um bom início de safra.
Recomenda-se ter sementes híbridas de alta qualidade porque são mais tolerantes aos efeitos das mudanças climáticas e ao ataque de pragas e doenças; Também geram alto potencial produtivo, melhoram as expectativas de desempenho e atendem às necessidades da indústria em termos de qualidade de grãos, cor, aspectos nutricionais e outras especificações para a produção de rações animais e alimentos à base deste importante cereal, como arepas,. empanadas, entre outros.
Semear com sementes certificadas e devidamente tratadas, acompanhadas de manejo agronômico adequado; Eles garantirão que a população plantada por hectare maximize a sua produção e alcance a colheita.
“Lembre-se de proporcionar às lavouras condições ótimas de densidade e profundidade de semeadura, umidade e proteção, principalmente nos primeiros 30 dias de estabelecimento da semeadura”, afirmam da Corteva.
Outra prioridade deve ser o manejo de ervas daninhas e pragas como Dalbulus maidis que causam tantos danos às plantações, por isso é essencial monitorar com armadilhas, aplicar inseticidas quando os limites económicos da praga são ultrapassados e fazer rotação de culturas. .
Também é preciso ficar atento ao aparecimento de pragas como percevejos, cigarrinhas e doenças foliares. Lembre-se que o trabalho de monitoramento das folhas e da espiga é fundamental.
Segundo relatório da Bolsa Mercantil Colombiana, o milho é um alimento básico na alimentação familiar e serve de matéria-prima para outros alimentos e produtos. Esta cultura representa 12% da área plantada do país e é a quarta mais importante em termos de área plantada, depois do café, do arroz e do dendezeiro.
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISO cultivo de plantas medicinais tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado pela busca por alternativas naturais para o cuidado...
LEIA MAISA manutenção das máquinas agrícolas é um dos aspectos mais críticos para garantir o sucesso de qualquer operação agrícola,...
LEIA MAIS