A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISVocê já sabe qual é a importância do potássio para plantas?
O potássio é um mineral essencial para a vida tanto humana quanto vegetal.
Por isso, ele é um grande aditivo para o cultivo de plantações saudáveis, resistentes e volumosas.
Como em nosso organismo, esse nutriente também atua nas células das plantas, desempenhando funções essenciais.
Para se ter uma ideia, a deficiência de potássio nas plantas pode ser fatal, minguando aos poucos plantações inteiras. Em alguns casos, muitas nem chegam “a vingar” sem o mineral.
Portanto, este é um assunto que deve ser cuidado de perto por todos os agricultores.
Quer aprender mais sobre a função do potássio para plantar e como administrar esse nutriente? Então entenda tudo sobre o assunto a seguir!
Embora atue de maneira diferente no mundo vegetal e na vida humana, o potássio para as plantas e o potássio que usamos em nossa biologia não são nada diferentes.
O potássio é um mineral; um nutriente para o sistema biológico.
O símbolo do potássio na tabela periódica é o K, que vem do seu nome grego “kalium”.
Em teoria, o potássio é um mineral do tipo alcalino, porém, do ponto de vista industrial, como boa parte de outros metais, o potássio não tem tanta serventia.
No entanto, para a saúde humana — e das plantas — o elemento K tem função essencial.
Nós, humanos, consumimos o potássio através da alimentação de hortaliças e frutas, mas as plantas conseguem o mineral através do solo, de uma solução alcalina encontrada no terreno.
Mas você sabe: nem sempre dá para contar com o solo para nutrir de modo completo a plantação.
E, para uma horta vingar, é necessária uma conjunção de fatores que conduzem os vegetais para o bom crescimento.
Nessa cadeia de fatores, o potássio tem lugar de destaque, sendo o segundo nutriente do qual o vegetal mais necessita, abaixo somente do nitrogênio.
Por isso, é essencial que agricultores apliquem o seu próprio potássio nas plantas, e também cuidem do solo, para que este tenha condições ideais de pelo menos oferecer a quantia básica do nutriente para a plantação.
A falta de potássio no plantio pode ocasionar deficiências que não só impactam na qualidade do produto, mas muitas vezes o matam de maneira prematura por conta de doenças.
Para se ter uma ideia do quão requerido é o potássio para plantar, calcula-se que, em proporção, na matéria seca, os níveis ideais de K estejam entre 2% a 5%, variando de espécie para espécie.
Mas afinal, quais seriam as funções do potássio nas plantas? Como ele atua na saúde dos vegetais, hortaliças e de toda a plantação?
Conheça abaixo todas as funções do potássio na vida dos vegetais e saiba o porquê deste ser um mineral essencial para a agricultura!
Enzimas são essenciais para a vida, seja humana ou vegetal.
Elas são moléculas de uma substância orgânica proteica, que auxiliam o funcionamento do corpo, controlando reações bioquímicas dos organismos vivos.
No caso específico dos vegetais, essas enzimas são importantes para:
No entanto, o mecanismo pelo qual as enzimas funcionam é complexo, e, para serem efetivas na biologia do vegetal, precisam encontrar as condições ideais.
Um dos requisitos ideais é encontrar substratos de enzimas, que são moléculas reagentes.
E embora os pesquisadores não saibam explicar de modo exato como isso acontece, o potássio serve como uma ponte entre as enzimas e o substrato, sendo, assim, essencial para realizar a reação que mencionamos.
A teoria mais aceita entre os pesquisadores sobre como se dá o processo é a de que o íon do potássio, quando hidratado, facilita a reação das enzimas.
E não é apenas nas enzimas que o potássio atua como essencial para uma reação proteica; também é na síntese proteica de outros nutrientes.
Por exemplo, quando combinado com o nitrogênio, o potássio leva a molécula até as folhas e frutos do vegetal para ser transformado em proteína.
A ação do potássio ao nível celular é surpreendente no caso das plantas.
O potássio é capaz de aumentar a cutícula da parede celular dos vegetais, amenizando possíveis estresses e outros danos que o vegetal poderia sofrer.
Essa proteção da planta é essencial para seu crescimento saudável.
Em estudo [1], o pesquisador Diego de Oliveira Carvalho identificou que o aumento da administração do elemento K influenciou significativamente a proteção do plantio contra fungos.
Aliás, a atuação do potássio na defesa celular da planta não para por aí, afinal, o mineral também protege a vegetação dos efeitos da geada.
Por tudo isso, o potássio é um nutriente essencial!
A fonte natural de nutrientes das plantas é o solo, como mencionamos. Porém, também é necessário administrar o potássio no plantio.
Essa administração se dá através de 3 fontes principais. São elas:
Ele é fácil de ser encontrado e oferece níveis adequados para nutrir a plantação.
No entanto, o agricultor deve ficar atento quanto aos níveis salinos que o cloreto de potássio apresenta, que podem atrapalhar no crescimento do plantio, assim como a presença do cloro.
E, ao contrário do cloreto, o sulfato não tem cloro, o que evita alguns dos problemas que mencionamos acima.
Mas ainda é preciso ter atenção, pois, mesmo que não tenha cloro, o sulfato ainda tem elevados índices salinos, o que prejudica bastante a plantação.
É de longe a fonte de potássio mais segura, que oferece mais benefícios, em especial quando comparado com os riscos e desvantagens do índice salino.
Porém, também é uma fonte de potássio ameaçada pela instabilidade do mercado.
Destacamos agora os principais benefícios de utilizar potássio para plantas. Confira!
De forma geral, podemos dizer, sem medo, que o potássio é uma excelente fonte de força para as plantas.
Além da deficiência de potássio causar uma menor proteção ao plantio e menos energia para as plantas, o problema gera 2 características negativas importantes.
A 1ª é o ressecamento das folhas nas suas extremidades, e a 2ª é a dificuldade em crescer de maneira saudável, constante e resistente.
No caso do plantio para comércio, a lavoura pode sofrer duros revezes sem a administração correta do potássio, então cuidado!
E aí, descobriu algo novo sobre o potássio? Não deixe de falar conosco em caso de dúvidas!
E se você gosta de conteúdos como esse, continue lendo o blog especializado da Insumo Agrícola.
A Insumo Agrícola viabiliza as melhores oportunidades de compras e vendas de fertilizantes, herbicidas e sementes através da conexão entre produtor, distribuidor (revenda, cooperativa, etc.) e fabricante (misturadoras e importadores).
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISO cultivo de plantas medicinais tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado pela busca por alternativas naturais para o cuidado...
LEIA MAISA manutenção das máquinas agrícolas é um dos aspectos mais críticos para garantir o sucesso de qualquer operação agrícola,...
LEIA MAIS