
A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISO adubo orgânico é um tipo de insumo, comumente utilizado na agricultura. Especialmente por agricultores que prezam por produtos naturais em suas plantações, como é o caso das produções orgânicas.
O adubo orgânico sempre vem do processo de decomposição de algum material, ele pode ser produzido com resquícios de origem animal ou vegetal. Alguns exemplos são: esterco animal, resto de alimentos, folhas secas e grama.
O adubo de origem animal consiste nos excrementos sólidos e líquidos que os animais produzem e pode ser misturado com restos vegetais.
Esse tipo de adubo possui muitos nutrientes, principalmente o fósforo e o potássio.
O adubo de origem vegetal é composto pelos restos vegetais das safras. O algodão, a cana de açúcar e o milho deixam de 50 a 80% da matéria original em forma de resíduos orgânicos, já o arroz e o trigo deixam cerca de 30 a 35%.
Existem diferentes classificações de adubo orgânico, alguns dos principais tipos que podem ser encontrados são:
É uma técnica que usa a decomposição de restos orgânicos, como folhas secas e restos de alimentos. Pode ser considerada uma reciclagem do lixo orgânico.
Os restos precisam passar pelo processo de decomposição, para que os microrganismos, como por exemplo fungos e bactérias, transformem a matéria orgânica em húmus.
É uma opção de adubo para as plantas, geralmente os produtores colocam a compostagem na terra depois de plantar mudas nas hortas.
A grama cortada é uma cobertura morta que gera uma fonte de nutrientes muito importante, como o nitrogênio. Além disso, também mantém a umidade do solo, formando uma proteção que reduz a ação de fungos, insetos e plantas daninhas.
O esterco de animais como gado, ovelhas, porcos e cavalos é a forma de adubo mais tradicional. Ele é comumente utilizado em plantações, por conta do seu alto potencial fertilizante.
O processo dura cerca de um mês quando executado da maneira correta, revirando os materiais a cada três dias e tendo cuidado com a umidade.
Além desses tipos de produção de adubo orgânico existem outros caminhos que também são naturais e trazem bons rendimentos, como os fertilizantes feitos de matérias orgânicas.
Uma das maiores vantagens deste tipo de adubo são os efeitos condicionadores, que consistem em:
A matéria orgânica possui uma superfície maior que a da argila, permitindo uma troca de cátions consideravelmente superior. A CTC garante uma maior fertilidade ao solo.
A matéria orgânica forma agregados estáveis, pois atua como agente condicionador de partículas no solo. O potencial erosivo de água nos solos acaba sendo muito menor, pois a matéria orgânica retém de 4 a 6 vezes mais água do que seu próprio peso.
A matéria orgânica tem a capacidade de diminuir o efeito negativo da consistência plástica e a pegajosidade dos solos argilosos quando molhados.
A matéria orgânica não conduz muito calor devido à sua propriedade de armazenar água, com isso as oscilações de temperatura são muito menores.
A Insumo Agrícola pode te auxiliar no momento de escolher o melhor adubo orgânico para você. Encontre de forma rápida e fácil os melhores fornecedores de insumos agrícolas. Venha fazer a sua cotação e escolher os produtos com o maior custo benefício!
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISO cultivo de plantas medicinais tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado pela busca por alternativas naturais para o cuidado...
LEIA MAISA manutenção das máquinas agrícolas é um dos aspectos mais críticos para garantir o sucesso de qualquer operação agrícola,...
LEIA MAIS