A Importância da Fertilização no Crescimento Saudável das Lavouras
A fertilização é um dos pilares essenciais para o sucesso no agronegócio. Sem uma nutrição adequada, as plantas podem...
LEIA MAISvocê sabia que essas duas práticas possuem algumas diferenças importantes?
Confira abaixo as principais características sobre essas duas formas de utilização dos recursos naturais e como elas se relacionam com a agricultura.
Nessa publicação você verá:
Extrativismo é o processo de extração de recursos naturais que apresentam possibilidade econômica ou de subsistência, podendo ser vegetal, animal ou mineral.
No Brasil, a atividade extrativista é importante para a economia brasileira pela diversidade natural do país.
E ainda no período da colonização portuguesa, o extrativismo vegetal já era recorrente com a extração de pau-brasil, por exemplo.
Atualmente, o extrativismo vegetal já compreende também diversos outros produtos. Além da madeira, os frutos são um bom exemplo.
Mas além do extrativismo vegetal, há também o extrativismo animal e mineral. Veja o que significa cada um:
Assim, podemos observar que, no Brasil, a economia extrativa é uma realidade desde os tempos do descobrimento e cresce cada vez mais em função da biodiversidade do país.
Mas então o que significa Neoextrativismo?
Neoextrativismo é um modelo de desenvolvimento focado no crescimento econômico de uma nação a partir da extração de recursos naturais.
Ou seja, neoextrativismo é uma reconfiguração da ideia de extrativismo, agora considerando também um conjunto de estratégias de desenvolvimento.
Dessa forma, o neoextrativismo geralmente está relacionado com atividades extrativistas direcionadas para a exportação e na maioria das vezes envolve pouco ou nenhum processamento dos recursos extraídos.
Esse conceito surgiu inicialmente para contemplar a atividade extrativista e seus desdobramentos políticos e sociais em países da América Latina.
Desde os anos 90, o extrativismo na América Latina se intensificou cada vez mais e as exportações para o mercado mundial também.
E, por causa disso, a extração dos recursos naturais passou cada vez mais a ser submetida ao controle estatal.
Assim, com o aumento das receitas principalmente em função das exportações, passou-se a financiar programas sociais e de desenvolvimento.
Por essa razão, o neoextrativismo não é apenas a prática da extração de recursos naturais de uma nação para fins econômicos, mas sim um modelo de desenvolvimento econômico.
Alguns teóricos, inclusive, classificam o neoextrativismo como uma versão contemporânea do desenvolvimentismo.
Portanto, os setores extrativistas podem ser considerados pilares do crescimento econômico de uma nação e também da busca pela redução de desigualdades.
O Estado, que antes tinha apenas um papel regulador das práticas extrativistas, agora é um protagonista nessas atividades.
No Brasil, a prática extrativista é diretamente responsável pelas receitas de exportação do país.
Atualmente, o extrativismo vegetal se dá principalmente a partir da extração e exportação de madeira e frutos, como a borracha.
No entanto, a borracha, produto primário das seringueiras, já não figura como uma das atividades extrativas do Brasil como se dera no Ciclo da Borracha.
Além destes, de forma mais regional, a castanha-do-pará, o palmito e a carnaúba também são importantes recursos vegetais extraídos para exportação.
A extração de recursos minerais e do petróleo são um exemplo de atividade diretamente ligada com a exportação e que cresce cada vez mais no país.
Segundo notícia veiculada no UOL, a previsão de crescimento das receitas com exportações de minério de ferro é de 60% em 2021, indo para 41,25 bi de dólares.
O extrativismo animal é o com menor relevância econômica entre as três formas de atividade extrativista no Brasil.
A pesca é a forma de extrativismo animal mais relevante, principalmente na região amazônica pela biodiversidade de espécies e pela ampla variedade de rios.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre extrativismo e neoextrativismo, que tal conhecer também um pouco sobre agropecuária intensiva?
Outras publicações da Insumo Agrícola que podem te interessar:
A fertilização é um dos pilares essenciais para o sucesso no agronegócio. Sem uma nutrição adequada, as plantas podem...
LEIA MAISVocê já ouviu falar sobre a dieta intermitente, aquela que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação? Essa...
LEIA MAIS