fbpx
5 dicas para você aprimorar sua plantação doméstica

5 dicas para você aprimorar sua plantação doméstica

Agronegócio no Brasil 10 de maio de 2021
Insumo
Postado por: Insumo Agrícola

Plantação doméstica é também chamada de cultivo domiciliar ou horta doméstica. Na Rússia, a Lei da Horta Privada, de 2003, garante que uma faixa de terra na área urbana seja destinada para plantação comunitária.

A plantação ou horta doméstica é mais comum do que imaginamos. Com o crescimento das cidades, a diminuição dos espaços de moradias e o isolamento social, cada vez mais as pessoas se veem obrigadas a improvisar.

Na maioria das grandes cidades já existem feiras livres em que comerciantes vendem os produtos comprados nas Centrais de Abastecimento (CEASA). Mas, depois da pandemia do coronavírus, as feiras livres ficaram comprometidas.

Com isso, as pessoas passaram a adaptar muitas tarefas cotidianas, inclusive, a de ir à feira comprar legumes e verduras. Então, os mais antenados resolveram cultivar sua própria horta, dentro de casa mesmo.

Que tal comer o que você mesmo plantou no quintal da sua casa? Ou, na sacada do seu prédio? Gostou da ideia? Então se liga, porque no post de hoje a Insumo Agrícola vai te dar 5 dicas super legais para você aprimorar sua plantação doméstica.

Dica 01: Prepare o recipiente

Vegetais precisam ser plantados em algum recipiente que permita alguma profundidade. Dessa forma, a planta pode crescer adequadamente. Então, procure por vasos que tenham, aproximadamente, 25 litros de capacidade.

Lembre-se de lavar e desinfetar os vasos antes de começar a plantar. Dessa forma, você eliminará bactérias e fungos que podem comprometer seu plantio. A dica é misturar um copo de lixívia em 3 litros de água e lavar o vaso com esta solução.

O vaso escolhido precisa proporcionar uma drenagem adequada. Para isso utilize a argila expandida e a manta de bidim para que a água não se acumule no fundo do seu recipiente. E, faça também pequenos “furinhos” no vaso para garantir a circulação de água e nutrientes.

Depois de limpo e preparado para a drenagem, é hora de colocar o substrato no seu recipiente.  O substrato deve ser escolhido de acordo com a planta que você irá cultivar. O post abaixo pode te ajudar a conhecer melhor os bioinsumos a serem usados na preparação de um substrato apropriado para seu plantio.

Bioinsumos – utilização de biofertilizantes

Dica 02: Comece com as mais fáceis

Pra não ter tanta dor de cabeça, não sujar sua casa inteira e acabar desistindo antes mesmo de começar, a forma mais fácil de ter sucesso na sua plantação doméstica é plantar temperos e saladas na sua cozinha mesmo. 

Assim, você já vai ter à mão tudo que mais utiliza nos seus preparos gastronômicos. E, o melhor, você vai ter tudo bem fresquinho e sem nenhum “veneno”. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de quais vegetais possuem uma garantia maior de sucesso no cultivo domiciliar. 

Alface: a alface é um bom exemplo porque suas sementes crescem em quase todas as condições, você só precisa escolher um lugar com bastante incidência de luz solar.

Tomate-cereja: o ideal é plantar no início da primavera e a colheita pode ser feita entre 60 e 70 dias após o plantio. Como é um tipo de trepadeira, use algum tipo de estaca para dar suporte à sua plantinha.

Cenoura: no caso da cenoura você pode plantar tanto as sementes quanto as mudas, o mais importante é que o recipiente permita uma profundidade maior que 5cm. Escolha períodos do ano com o clima ameno, evite épocas de muito calor ou muito frio.

Morango: uma curiosidade do morango é que o plantio tende a dar mais certo em dias nublados e frescos. Alguns agrônomos sugerem o fim do verão ou fim do outono. A dica para conseguir produzir mais frutos é cortar os estolhos (caules aéreos) assim que eles surgirem. Colha os frutos a partir de 60 a 80 dias após o plantio.

Dica 03: Cuide bem do seu canteiro

A luz é fundamental para qualquer planta. Portanto, o canteiro precisa ser colocado em um lugar que receba a luz do sol o dia todo, ou, no mínimo, por 4 horas.

Escolhido o lugar, o próximo passo é irrigar o canteiro com água de boa qualidade, sempre cuidando para não encharcar. No vídeo abaixo tem algumas dicas como você deve irrigar o seu canteiro.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=62y0XoIjxUo 

Se for necessário, você pode usar produtos naturais para controlar as pragas. As pragas mais encontradas em hortas são pulgões, lagartas e lesmas. O óleo de Neem é um inseticida natural e bastante eficiente para combater insetos na fase larval.

Mas, atenção! Não use veneno em seu canteiro. Procure fazer uma horta orgânica, boa para a sua saúde, para a vida e para o meio ambiente.

Dica 04: Dê atenção ao solo 

É do solo que vêm os nutrientes que qualquer planta precisa para sobreviver. Se a terra não estiver fértil sua plantinha vai morrer. E isso será muito triste. Portanto, prepare o solo e continue nutrindo sua terra.

O solo além de fértil precisa ser “fofo”, ou seja, ter uma densidade adequada para que os nutrientes sejam absorvidos corretamente pelas plantas. Para isso, mantenha a terra levemente úmida.

O solo usado em plantações domésticas é conhecido como substrato. E você pode encontrar em qualquer loja de insumo agrícola, inclusive, pode fazer seu cadastro gratuitamente aqui na Insumo e receber um orçamento personalizado.

Dica 05: Cuide diariamente

Nossa última dica para você, é ficar sempre atento ao nível de umidade do solo, adubando sua terra com substrato, areia, húmus e matéria orgânica. Utilize algum sistema de irrigação por gotejamento, ou use um borrifador diariamente na sua horta. 

Outro cuidado é remexer o solo, como se estivesse capinando. Assim, pode retirar ervas daninhas que competem com suas plantas por nutrientes. Em algumas espécies é indicado fazer o tutoramento do crescimento das plantas. 

De 3 em 3 meses revolva a terra e retire diariamente as folhas secas e amareladas. Uma horta bem cuidada tende a durar de 6 meses a 1 ano. Depois disso, troque a terra e inicie um novo plantio. 

O indicado é adubar a terra, pelo menos, duas vezes por ano. Com adubos orgânicos e indicados nas embalagens das sementes das plantas que você escolheu plantar. Veja este artigo para fazer o controle de pragas.

Hora de agir

Como falamos no início, a dinâmica da nossa vida está mudando. E, nesse novo normal, uma das saídas para ter produtos frescos em casa é a plantação domiciliar. Veja esse Casal que fez uma plantação de milho na sacada do prédio

Mas, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como desenvolver uma horta doméstica, entre em contato conosco. Faça seu cadastro ou chame pelo WhatsApp que estaremos disponíveis para te atender.

Compartilhe esse conteúdo

Insumo Agrícola

Insumo

Deixe seu comentário

Materiais em alta

PARA VOCÊ
A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade
Gestão de Agronegócio 20 de nov de 2024

A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade

O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...

LEIA MAIS
Cultivo de Plantas Medicinais: Benefícios e Potencial para o Mercado Brasileiro
Insumos Agropecuários 14 de nov de 2024

Cultivo de Plantas Medicinais: Benefícios e Potencial para o Mercado Brasileiro

O cultivo de plantas medicinais tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado pela busca por alternativas naturais para o cuidado...

LEIA MAIS
A Importância da Manutenção de Máquinas Agrícolas para Pequenos Produtores
Gestão de Agronegócio 11 de nov de 2024

A Importância da Manutenção de Máquinas Agrícolas para Pequenos Produtores

A manutenção das máquinas agrícolas é um dos aspectos mais críticos para garantir o sucesso de qualquer operação agrícola,...

LEIA MAIS