A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISTecnologia Agrícola é todo tipo de conhecimento usado para aprimorar a produtividade na agricultura. Seja por meio de máquinas, robôs, computadores, drones, dispositivos móveis, aplicativos e afins. Inclusive, a inteligência artificial e metodologias big data também fazem parte do conceito de Tecnologia Agrícola.
A inovação tecnológica é uma realidade em nossas vidas. No campo, não é diferente. Ainda que haja um conhecimento milenar sobre a produção agrícola, a tecnologia de ponta chegou na lavoura pra ficar.
Em 2020, com o advento da pandemia por coronavírus, o mundo inteiro precisou se reinventar. Mudanças nos processos de produção, na distribuição e na gestão da cadeia de suprimentos se tornaram imprescindíveis.
No Brasil, esse cenário impulsionou ainda mais o surgimento das chamadas Agtechs – empresas especializadas em Tecnologia Agrícola. Segundo Radar Agtech Brasil 2020/2021, o Brasil possui atualmente 1.574 Agtechs, em todas as regiões do país.
Fonte: Radar Agtech Brasil 2020-2021
Para Felipe Matos, presidente da Abstartups, muitas das Agtechs que se consolidaram durante a pandemia passaram a atrair muitos investidores para o setor.
As startups que mais alcançaram sucesso no ano passado foram as plataformas de negociação. Para Mattos, estas soluções trazem valor para o mercado do agronegócio com um custo baixo de implementação.
A Insumo Agrícola é uma dessas empresas inovadoras voltadas para o agronegócio, que visa melhorar o atendimento ao produtor rural, disponibilizando a conectividade entre fornecedores e produtores.
Mas, para seguirmos aprendendo como a Tecnologia Agrícola está avançando no Brasil e no mundo, preparamos este post com mais informações sobre este tópico.
Há quem diga que a Agricultura de Precisão foi a grande responsável pela busca por novas tecnologias e avanços tecnológicos na agricultura. Mas, a própria Agricultura de Precisão já é um tipo de avanço tecnológico.
Na verdade, se entendermos a palavra Tecnologia do ponto de vista terminológico, o campo sempre funcionou como um celeiro de tecnologia. Ou seja, se compreendermos que tecnologia é todo tipo de conhecimento produzido para melhorar a vida humana, os produtores rurais já fazem isso há milênios.
Produtores rurais sempre buscam aprimorar sua produção, diminuir custos e aumentar a produtividade. Já se passaram várias fases do desenvolvimento tecnológico na lavoura até chegar na Agricultura de Precisão, ou Agricultura 5.0 que você pode saber mais clicando aqui.
Portanto, a grosso modo, o que motivou a busca por novas tecnologias agrícolas foi o aumento da demanda por produtividade aliado à exigência de produtos com maior qualidade.
Ou seja, além de diminuir custos na produção, as novas tecnologias do campo estão sendo utilizadas para entregar produtos mais saudáveis para a cidade. Inclusive, debates políticos sobre esse tema ocupam pautas no parlamento brasileiro.
Mas, infelizmente, o acesso às tecnologias de ponta ainda não é uma realidade de todos os produtores. Por isso, iniciativas governamentais e não-governamentais passam a ser necessárias a fim de promover equidade, equilíbrio e competitividade justa no setor.
Que a principal função da tecnologia agrícola é aumentar a produtividade nós já sabemos. Isso é inquestionável. Mas, são os avanços tecnológicos que trazem os verdadeiros benefícios aos agricultores.
Dentre as vantagens em se investir na tecnologia agrícola estão:
Portanto, a automação integrada a maquinários tecnológicos diminui as atividades repetitivas, reduzindo esforços físicos e aumentando a qualidade das informações, o que facilita a tomada de decisões.
Assim como, os sistemas interligados às máquinas e conectados via satélite reduzem o desperdício e evitam que produtos sejam liberados do lado de fora da lavoura ou replantados, diminuindo assim o desperdício de sementes e outros insumos.
Com informações mais precisas e relatórios informatizados, o monitoramento e o controle da produção fica ágil e dá mais liberdade para o produtor decidir onde começar, onde investir e o que esperar da sua produção.
A diminuição dos impactos ambientais no ecossistema também é uma das preocupações da Tecnologia Agrícola. Evitar o escoamento de produtos químicos nos rios e lençóis freáticos tem sido uma das frentes da agricultura para se tornar um negócio sustentável.
Portanto, a função da Tecnologia Agrícola não é, apenas, aumentar os lucros dos produtores. Mas, entregar produtos melhores. Otimizando processos e procedimentos para que toda a cadeia de produção seja aprimorada.
Como em qualquer cenário, os avanços tecnológicos também são muito rápidos no contexto da agricultura. Talvez, você esteja lendo esse texto e muitas das tecnologias citadas a partir de agora já tenham se tornado obsoletas.
Mas, essa é a cereja do bolo da Tecnologia. Não tem como controlar os avanços, sendo que a humanidade caminha a passos largos para isso. O mais importante é tentar não ficar ultrapassado e continuar mantendo-se informado.
Por isso, vamos listar pelo menos 4 iniciativas já presentes no Brasil:
A velha carteira de ponto está dando lugar para equipamentos como o DT Faceum, um app de controle de ponto, via reconhecimento facial, QR Code ou CPF, para marcar o início e o fim da jornada do trabalhador. Essa é uma iniciativa da Dimastec e Monitorak e já está em quatro usinas de cana-de-açúcar, atendendo mais de 6 mil colaboradores.
A pandemia trouxe muitos avanços para telemedicina, o que fez muitas empresas do setor veterinário investir em plataformas digitais para auxiliar no diagnóstico de doenças. A MSD Saúde Animal é um exemplo de agtech que está inovando no setor. O aplicativo E-diagnóstico é um guia de apoio a detecção de doenças em suínos, com medidas terapêuticas e profiláticas, além de recomendações de biossegurança.
A empresa @Tech, desenvolveu um sistema capaz de monitorar e predizer o desempenho individual e diário do gado confinado. O software BeefTrader permite que o boi seja pesado entre dez e doze vezes ao dia. Assim, o pecuarista acompanha o processo de engorda e verifica a evolução dos animais sem precisar sair de casa. Além disso, o sistema também é capaz de indicar o melhor momento para negociar os animais.
O projeto Semente VVIDAA tem por objetivo implementar um centro de logística e distribuição no estado do Rio de Janeiro para ajudar os agricultores familiares da região a comercializarem seus produtos. De acordo com a empresa, cerca de 272 famílias podem ser impactadas pelo novo centro de distribuição que usará a tecnologia blockchain para automatizar as operações das cooperativas e garantir a transparência no repasse de pagamentos entre os produtores.
Independente da região do país que você esteja, a Insumo Agrícola pode te atender com eficiência e agilidade.
Seja falando biscoito ou bolacha, nós te ajudamos a encontrar um fornecedor de insumo agrícola bem pertinho de você.
Acesse nosso portal clicando aqui e veja como nossa plataforma está ajudando milhares de produtores rurais a encontrarem fornecedores de insumos agrícolas por todo o país.
Referências:
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISO cultivo de plantas medicinais tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado pela busca por alternativas naturais para o cuidado...
LEIA MAISA manutenção das máquinas agrícolas é um dos aspectos mais críticos para garantir o sucesso de qualquer operação agrícola,...
LEIA MAIS