fbpx
Agricultura orgânica: o que é?

Agricultura orgânica: o que é?

Agronegócio no Brasil 9 de fev de 2022
Insumo
Postado por: Insumo Agrícola

Com o desenvolvimento das técnicas de cultivo através das novas tecnologias, a agricultura ganhou novas possibilidades. Atualmente é possível dividir a agricultura entre:

  • Tradicional ou moderna;
  • Comercial;
  • Subsistência;
  • Biodinâmica e diversas outras. 

Cada agricultura possui características próprias que as diferenciam, e estão espalhadas por todo o globo

Como surgiu a agricultura orgânica no globo?

Uma das mais recentes agriculturas é orgânica, surgida entre as décadas de 20 e 40 da Índia, através de pesquisas realizadas por Sir Albert Howard.  

Ela faz parte da Agroecologia, um grupo de cultivo composto pela agricultura sustentável, natural, biológica, permacultura e biodinâmica.

No Brasil, surgiu decorrente de movimentos que criticavam a agricultura tradicional, no final do século XIX, sendo regulamentada somente em 2003. 

Qual o objetivo da agricultura orgânica?

O principal objetivo da agricultura orgânica é utilizar um cultivo que não use compostos sintéticos como:

  • Fertilizantes;
  • Pesticidas;
  • Reguladores de crescimento e afins.

Dessa forma, ela diverge do modo como a agricultura comercial é realizada, levando em consideração todo o processo da produção, minimizando o impacto ambiental

Hoje o cultivo é regulamentado por leis que definem a produção, o armazenamento, a rotulagem, transporte, certificação, comercialização e a fiscalização. 

A agricultura orgânica no Brasil

Segundo um estudo divulgado pelo The World of Organic Agriculture, em 2021, a agricultura orgânica é praticada em 187 países, por pelo menos 3,1 milhões de agricultores. 

No Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o número de produtores orgânicos aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Em 2012 havia cerca de 5,9 mil produtores cadastrados no sistema. Em março de 2019 o registro é de mais de 17,7 mil produtores.

Como saber se um alimento é orgânico 

Para ser considerado um alimento orgânico, além da certificação, o produto pode ter no máximo 5% de ingredientes não orgânicos. 

Existem diversas feiras orgânicas no país, especializada em produtos cultivados neste formato. Em muitos mercados municipais, como no de Curitiba, existem espaços destinados somente à comercialização de produtos orgânicos

O selo é a garantia de um produto de acordo com a legislação

O Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) é o órgão responsável por conceder o selo para aqueles alimentos que estão dentro dos critérios. 

A dica é sempre ler a embalagem e ficar atento às informações descritas no rótulo. Dessa forma é possível identificar a procedência do produto.

Você é produtor ou está pensando em entrar neste ramo? Para facilitar o dia a dia dos produtores rurais orgânicos, nossa plataforma Insumo Agrícola, pode te conectar a diversos revendedores de insumos orgânicos e agrícolas de todo o Brasil. Para começar, é fácil, acesse o site e faça seu cadastro

Compartilhe esse conteúdo

Insumo Agrícola

Insumo

Deixe seu comentário

Materiais em alta

PARA VOCÊ
A Importância da Fertilização no Crescimento Saudável das Lavouras
Insumos Agropecuários 4 de out de 2024

A Importância da Fertilização no Crescimento Saudável das Lavouras

A fertilização é um dos pilares essenciais para o sucesso no agronegócio. Sem uma nutrição adequada, as plantas podem...

LEIA MAIS
A Ingestão Cíclica e Seus Impactos no Seu Rebanho: Entenda Tudo!
Gestão de Agronegócio 25 de set de 2024

A Ingestão Cíclica e Seus Impactos no Seu Rebanho: Entenda Tudo!

Você já ouviu falar sobre a dieta intermitente, aquela que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação? Essa...

LEIA MAIS
Desafios da Digitalização da Agricultura no Matopiba
Agrotech 16 de ago de 2024

Desafios da Digitalização da Agricultura no Matopiba

A digitalização da agricultura no Matopiba, apesar de seus benefícios, enfrenta uma série de desafios que precisam ser superados...

LEIA MAIS