
A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISA silvicultura nada mais é do que o cultivo de árvores com a finalidade de produção de matéria-prima. Através do plantio da muda é possível o reflorestamento de áreas degradadas.
De acordo com a Embrapa: “É a ciência que estuda as maneiras artificias e naturais de restaurar e melhorar o povoamento das florestas”.
No Brasil, existem mais de 9 milhões de hectares plantados que geram uma receita bruta de R$ 97,4 bilhões. Isso representa 1,2% do PIB nacional, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
Dessa forma, as florestas plantadas fornecem mais de 5 mil subprodutos que abastecem desde a indústria moveleira e construção civil, até a farmacêutica e de tecidos. Todas as partes da árvore podem ser aproveitadas.
Esses são alguns dos principais produtos decorrente da silvicultura:
Segundo o Ibá, no país são utilizadas espécies de árvores exóticas. As plantações representam 91% de toda a madeira produzida no Brasil, os outros 9% são de florestas naturais.
As que recebem mais destaque são:
Gostou dessa matéria? No blog +Agronegócio você fica por dentro de tudo o que acontece no agronegócio no Brasil, desde gestão de agronegócio até a enciclopédia do agronegócio.
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISO cultivo de plantas medicinais tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado pela busca por alternativas naturais para o cuidado...
LEIA MAISA manutenção das máquinas agrícolas é um dos aspectos mais críticos para garantir o sucesso de qualquer operação agrícola,...
LEIA MAIS