
A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISAgropecuária intensiva é o sistema agrícola que usa de forma intensiva a terra ou o confinamento animal para produzir em larga escala.
A agricultura intensiva exige uma grande quantidade de combustível e de insumos porque não proporciona uma rotação de culturas de plantio. Dessa forma, a terra não tem o descanso necessário.
Com relação a produção de origem animal, a pecuária intensiva consiste no confinamento de animais e adoção de procedimentos tecnológicos, como manipulação genética, inseminação artificial e afins.
Portanto, agropecuária (agricultura + pecuária) intensiva são formas de cultivo que podem provocar grandes impactos ambientais, elevar os custos de produção e diminuir a necessidade de mão-de-obra, impossibilitando a geração de empregos no setor rural.
Mas, todos sabemos que a agropecuária é uma importante atividade humana, inclusive foi o desenvolvimento agropecuário que tirou a humanidade do nomadismo.
Atualmente, a agropecuária conta com inúmeras iniciativas para diminuir os impactos negativos da agropecuária intensiva.
Na Europa, por exemplo, desde 1962, os países-membros da Comunidade Econômica Europeia têm uma Política Agrícola Comum (PAC) baseada nos seguintes princípios:
A PAC visa dinamizar a economia rural promovendo emprego em todos os setores ligados à agricultura e pecuária.
Já, em relação ao princípio de Preferência Comunitária a PAC consegue proteger os agricultores europeus contra importações provenientes do mercado mundial a preços mais baixos.
No que se refere a incerteza econômica e o impacto ambiental a PAC intervém seguintes áreas:
Portanto, a evolução na produção agropecuária fez com que atualmente houvesse a possibilidade de uma distribuição entre sistemas produtivos em que as culturas puderam ser subdivididas.
E, ao que tudo indica, os avanços tecnológicos também têm proporcionado a diminuição dos impactos agropecuários ao meio ambiente.
Você pode ler mais sobre Tecnologia Agrícola (clicando aqui)
Uma das alternativas para a Agropecuária Intensiva é a Agropecuária Extensiva. Isto é, um sistema agrícola caracterizado pelo uso de técnicas mais rudimentares e tradicionais na produção.
Esse tipo de sistema produtivo é encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão de obra humana e baixa mecanização. Um dos exemplos é agricultura de jardinagem que você pode saber mais clicando aqui.
Na pecuária, o sistema extensivo, em detrimento do intensivo, consiste na criação de animais à pasto, geralmente sem grandes investimentos, mas com ocupação de grandes áreas.
Nesse método o gado é criado solto, considerado ideal para o chamado “gado de corte”. No Brasil, quase 90% da atividade agropecuária é realizada dessa forma.
Contudo, tanto a agropecuária extensiva quanto a intensiva ocasionam impactos ao meio ambiente. Ambas necessitam da retirada da cobertura vegetal para o plantio, cultivo ou criação animal.
Por isso, é necessário que os produtores rurais se aproximem de fornecedores que conheçam sobre os avanços que a Agricultura 5.0 está trazendo para o cenário econômico e produtivo do agronegócio.
A Insumo Agrícola é uma plataforma que integra a comunicação entre produtores e fornecedores. Através da conectividade é possível atravessar as fronteiras que estão entre produtores, fornecedores e consumidores.
O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...
LEIA MAISO cultivo de plantas medicinais tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado pela busca por alternativas naturais para o cuidado...
LEIA MAISA manutenção das máquinas agrícolas é um dos aspectos mais críticos para garantir o sucesso de qualquer operação agrícola,...
LEIA MAIS