fbpx
Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agrotech 10 de maio de 2021
Insumo
Postado por: Insumo Agrícola

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão e performance no campo, contribuindo para o aumento da produtividade.

O agronegócio sempre foi um campo de muita importância no contexto brasileiro, por isso, a inovação tecnológica sempre caminhou lado a lado com produtores rurais e fornecedores de insumos agrícolas

Em 2021, a Agricultura 5.0 começa a chegar com muita força ao cenário rural brasileiro, que sempre teve bom gosto e está ligado em tudo que pode aumentar a produtividade.

Por isso, no post de hoje, vamos apresentar a última tendência do agronegócio: a Agricultura 5.0. Você vai saber o que é, como funciona e como poderá agregar tecnologias em sua propriedade rural. 

O que é Agricultura 5.0?

A agricultura 5.0 é a última geração dos modelos de produção agrícola existentes. Entre os serviços estão a análise de solo georreferenciada, o mapeamento de áreas por satélite, a pulverização com drones, biomedicina de alta precisão e inúmeras tecnologias avançadas de plantio, fertilização e irrigação.

Porém, a grande diferenciação da Agricultura 5.0 não está no uso de ferramentas digitais, mas na tomada de decisão, que ficará cada vez mais destinada às máquinas e, menos ao agricultor, proporcionando assim, maior precisão e, consecutivamente, maior performance e produtividade.

Dessa forma, o cenário esperado é de um agricultor que saiba interpretar dados e consiga identificar os problemas recorrentes em sua plantação. Isto é, o perfil do agricultor, provavelmente, sofrerá mudanças significativas. E, aqueles que não se adequarem ficarão para trás.

Pensando nisso, trouxemos aqui alguns conteúdos que podem ajudar você a se aproximar das novas tecnologias da agricultura e, assim, se preparar para as mudanças vindouras:

Do motor de combustão ao big data

Foi o motor a combustão que deu origem à agricultura 2.0. O produtor parou de sofrer com aquele arado manual puxado por algum animal e inseriu o trator e outros maquinários em seu cotidiano. Logo depois, na década de 1970, a “revolução verde” abriu um novo momento para o campo, trazendo o uso de maquinários, essa seria a agricultura 3.0.

Mas, atualmente, vivemos a agricultura 4.0, que acompanha a Revolução 4.0 da Engenharia de Produção, provocada pela inserção de tecnologias digitais e do advento da informática e da internet. O viés 4.0 aperfeiçoou o monitoramento, melhorou a gestão, e aumentou o controle. 

Portanto, para além do uso de soluções digitais conectadas, a Agricultura 5.0 será marcada pelo uso de inteligência artificial, biotecnologia e análise de big data, que aumentarão a performance, a produtividade e a precisão da automação.

Hey! Preste Atenção Nisso: 

Você já ouviu falar da tecnologia blockchain? Pois é, isso é algo super inovador que é utilizado para rastrear mercadorias vendidas na internet. E, segundo a Revista Isto É,  a Ecotrace acaba de receber R$ 5 milhões em investimentos para expandir a tecnologia que usa a integração dos sistemas de gestão (ERPs) das empresas com soluções de internet das coisas e inteligência artificial para mapear o trajeto do produto, da origem ao consumidor final.

Podemos dividir a Agricultura 5.0, em pelo menos, 4 eixos principais:

Aumento da produtividade: o aumento da demanda por comidas mais saudáveis exige que a produtividade seja aprimorada. A performance não será medida, apenas, pela quantidade, mas pela qualidade. As inovações na biotecnologia terão papel fundamental para garantir um cultivo mais eficiente.

Segurança alimentar: esse tema está cada vez mais presente na discussão política sobre o agronegócio. Para além dos lucros, os produtores estão sendo cobrados por alimentos com maior distribuição, pois a digitalização do campo também trouxe muitas críticas e desconfianças ao setor, que pouco tem contribuído para a diminuição da desigualdade social.

Redução do desperdício: aproximadamente, mais de 1 bilhão de toneladas de comida são descartadas todos os anos no mundo, sendo que há mais de 800 milhões de pessoas em estado de insegurança alimentar. A agricultura 5.0 deve utilizar recursos que forneçam as melhores técnicas de armazenamento e transporte dos produtos para prever e mensurar o desperdício.

Alimentação mais saudável: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) até 2025 mais de 2 bilhões de adultos estarão acima do peso, destes, 30% com obesidade e, pra piorar, 1 em cada 11 pessoas no mundo terão diabetes. Portanto, haverá sim, uma cobrança por produtos mais saudáveis na Agricultura 5.0. Você está preparado para isso?

O que esperar do futuro?

Mas, nem tudo são flores perfumadas no campo. Para o Brasil alcançar a Agricultura 5.0 e se manter competitivo no mercado internacional, será preciso resolver alguns problemas estruturais.

Podemos começar com a conectividade rural, que está muito aquém do que é necessário para a transformação porvir. Apenas uma pequena parcela das propriedades do país conta com acesso a conexão à internet. E, isso é bem ruim.

Outro ponto é a capacitação da mão de obra. O produtor rural terá que se expor a uma curva de aprendizado. E não adianta chorar ou reclamar. A tecnologia chegou para ficar e dar resultados. Se você não fizer, seu vizinho fará. Confiar, apenas no instinto, não será suficiente.

Mas, algumas mudanças já vêm acontecendo. A TIM, em parceria com a AgTech Garage, selecionou quatro startups para avançar com o projeto 4G TIM no Campo. As vencedoras do desafio foram a Perfect Flight, a Robotics, a Adroit e a Tarvos. 

Elas terão acesso à rede da operadora para implementar suas soluções nas empresas Amaggi, Citrosuco e Jalles Machado, parceiras do projeto. Após o piloto, poderão ampliar os serviços para todo o setor. Mas, como você bem sabe, a Insumo Agrícola é um player de inovação no mercado agrícola e agropecuário. E, oferecemos ao produtor e ao fornecedor rural, um caminho mais curto para suas interações.

Que tal fazer seu cadastro gratuito em nossa plataforma e receber um orçamento personalizado?

Compartilhe esse conteúdo

Insumo Agrícola

Insumo

Deixe seu comentário

Materiais em alta

PARA VOCÊ
A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade
Gestão de Agronegócio 20 de nov de 2024

A Importância do Seguro Rural para Produtores Brasileiros: Proteção e Sustentabilidade

O agronegócio brasileiro é conhecido por sua resiliência e capacidade de crescimento mesmo diante de desafios. No entanto, o...

LEIA MAIS
Cultivo de Plantas Medicinais: Benefícios e Potencial para o Mercado Brasileiro
Insumos Agropecuários 14 de nov de 2024

Cultivo de Plantas Medicinais: Benefícios e Potencial para o Mercado Brasileiro

O cultivo de plantas medicinais tem ganhado destaque no Brasil, impulsionado pela busca por alternativas naturais para o cuidado...

LEIA MAIS
A Importância da Manutenção de Máquinas Agrícolas para Pequenos Produtores
Gestão de Agronegócio 11 de nov de 2024

A Importância da Manutenção de Máquinas Agrícolas para Pequenos Produtores

A manutenção das máquinas agrícolas é um dos aspectos mais críticos para garantir o sucesso de qualquer operação agrícola,...

LEIA MAIS