fbpx
<strong>5 dicas de como utilizar a ureia no solo</strong>

5 dicas de como utilizar a ureia no solo

Agrotech 20 de dez de 2022
Gabriela
Postado por: Gabriela Luna

A adubação é uma prática agrícola essencial para produzir bons rendimentos. O uso de fertilizantes nesse processo é muito comum, pois eles aumentam a quantidade de nutrientes do solo. 

O que é ureia agrícola?

A ureia agrícola é um tipo de fertilizante usado no solo no processo de adubação de um grande número de plantas. Sua composição tem alta presença de nitrogênio, sendo de 44 a 46%.

A sua sintetização ocorre por meio de pressão e temperatura elevadas, a partir da amônia e do gás carbônico.  Os resultados da adubação com uréia incluem o desenvolvimento saudável de raízes, caules e folhas.

Como utilizar esse fertilizante nitrogenado no solo?

A ureia pode ser utilizada no solo em plantações de diversas culturas, como por exemplo: milho, feijão, trigo e aveia. Separamos algumas dicas para se atentar na hora de aplicar a ureia no solo:

1. A análise do solo deve ser feita antes da aplicação da uréia

Fazer a análise química do solo é essencial para que as plantas sejam cultivadas da melhor forma possível. Essa análise possibilita avaliar a fertilidade do solo, o que é importante que a plantação tenha o melhor direcionamento.

É importante realizar a análise do solo com profissionais, como agrônomos especializados

2. Não aplique a ureia em solo molhado

Para evitar desperdícios, é imprescindível que o solo esteja seco durante a aplicação da ureia agrícola. Quando a ureia é aplicada após uma chuva, por exemplo, grande parte dos efeitos do fertilizante acaba sendo perdido.

Isso acontece porque a ureia evapora quando reage com a água presente na terra.

3. Potencialize a eficiência da ureia no solo

Uma dica para potencializar a eficiência do fertilizante é aderir o parcelamento da uréia. Isso é ainda mais importante quando estamos falando sobre aplicações em grandes áreas.

Utilizando a técnica do parcelamento é possível reduzir grande parte das perdas causadas pela volatilização e lixiviação. 

4. Cuidado com a profundidade do solo

A ureia deve ser enterrada com uma profundidade de pelo menos cinco centímetros no solo. Um erro muito comum é aplicá-la na superfície, o que resulta na perda da amônia por conta da reação de hidrólise que ocorre com o contato com o solo.

A hidrólise, nesse caso, resulta na liberação do gás de amônia direto para a atmosfera. Essa reação faz com que o efeito do fertilizante diminua em até 80%.

5. A administração do solo precisa ser cuidadosa

Apesar do uso da uréia ter diversas vantagens para as plantas, é essencial seguir fazendo o manejo do solo cuidadosamente. Não se pode deixar a plantação sem uma administração correta.

Os bons resultados não são frutos apenas dos fertilizantes, mas da aplicação nas épocas adequadas e nas quantidades certas, sem exageros. Além disso, a rotação de culturas e auxílio de agrônomos especializados em planejamento de adubação são primordiais para uma plantação produtiva.

Onde encontrar ureia agrícola?

Com a Insumo Agrícola você encontra os melhores fornecedores de forma rápida e sem complicação. Solicite uma cotação com a gente e receba vários orçamentos.

Compartilhe esse conteúdo

Gabriela Luna

Gabriela

Deixe seu comentário

Materiais exclusivos

PARA VOCÊ
Agricultura 5.0: o momento é agora!
Agrotech 10 de maio de 2021

Agricultura 5.0: o momento é agora!

Agricultura 5.0 é a modalidade de produção agrícola que utiliza big data e inteligência artificial para atingir alta precisão...

LEIA MAIS